Guilherme Piai, secretário Estadual de Agricultura esteve em visita a região

Vereador Shigueru recepcionou secretário durante visita a fazenda experimental do Estado, em Adamantina

Publicado em: 30 de janeiro de 2024

O Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, esteve na região, onde manteve agenda de trabalho na cidade de Adamantina, visitando a fazenda experimental do Governo do Estado, administrada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

Guilherme Piai foi recepcionado pelos representantes da APTA Regional, por produtores rurais da região, secretários municipais e também pelo vereador Eduardo Shigueru, professores da Unesp de Tupã, além de duas representantes da Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos (ADIPA), da cidade de Marília.

A visita, segundo o secretário, faz parte de um projeto de conhecer as 50 propriedades que o Governo do Estado administra, por meio das agências e parceiros. “Adamantina é a oitava propriedade que visitamos. É uma fazenda bem gerida, mantém parcerias com a iniciativa privada, realiza pesquisas e o desenvolvimento de mudas que estão ajudando a revolucionar o Agro do Estado”.

Fernando Nakayama é o diretor da unidade visitada, que além de Adamantina, atende mais 32 municípios, de Pompéia até Panorama e ressaltou que “todas as cadeias produtivas e representativas na região, como amendoim, soja, milho, café robusta, que é um projeto voltado para a agricultura familiar são desenvolvidas na fazenda. É importante que o Secretário conheça in loco todo este trabalho”.

O vereador Eduardo Shigueru já vinha acompanhando a agenda do secretário desde o início da semana, passando por Candido Mota, Regente Feijó e Pirapozinho. “Acompanhado do prefeito Caio Aoqui, estivemos com o Secretário e o Governador, mostrando o potencial da Alta Paulista e a força de culturas como o amendoim, onde 80% de tudo que se produz passa por aqui”.

Shigueru lembrou ainda que o secretário Guilherme Piai é da região, nascido em Presidente Prudente e com formação na Fundação Sunji Nihimura, de Pompéia. “O secretário conhece a região e poderá nos ajudar na implementação de programas, projetos e ações que ajudem os nossos produtores rurais”.

Sandra Matunoshita é presidente da Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção de Alimentos (ADIPA), da cidade de Marília e agradeceu o convite do vereador Eduardo Shigueru para recepcionar o secretário. “Temos uma excelente parceria com o vereador Eduardo, que sempre está presente nos eventos e nos fez este convite, buscando fortalecer relacionamentos e encontrar novas oportunidades não apenas para a região, mas para toda cadeia de alimentos”.

O professor Fernando Putti, vice-diretor da Unesp de Tupã também esteve presente a visita do Secretário e ressaltou a força do agronegócio na região. “Fazemos parte de uma região estratégica no Estado e a Unesp, por meio dos seus cursos e parcerias, motiva ainda mais o desenvolvimento do Agro e da pesquisa. O campus de Tupã tem uma forte atuação e participamos da formação ativa de profissionais que ajudam no desenvolvimento do Estado”.

Publicado por: Secretaria Legislativa de Comunicação