Projeto mais Pecuária Brasil, implantando em Tupã por iniciativa do vereador Pastor Eliézer, apresenta resultados positivos

Vereador apresentou indicação, buscou parceiros e conseguiu viabilizar em apenas um ano projeto de melhoramento genético do gado leiteiro

Publicado em: 01 de março de 2024

Resultado de mais de um ano de trabalho do vereador Pastor Eliézer de Carvalho, segundo secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal, junto aos órgãos governamentais e também junto a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, o Programa Mais Pecuária Brasil está trazendo resultados importantes para o pequeno e médio pecuarista tupãense, com investimentos de R$ 2 milhões de reais. Quem também apoia e participa do Projeto é a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER).

Como resultado deste trabalho, duas bezerras nasceram nos últimos dias, mostrando a importância e viabilidade do Mais Pecuária Brasil, em Tupã. Igor de Oliveira Souza é pecuarista e dono da primeira bezerra nascida deste projeto e está muito feliz com os resultados alcançados. “Estamos conseguindo importantes resultados, pois o processo de inseminação ajuda na melhoria da qualidade genética do gado, o que agrega valor a nossa produção”, disse.

O pecuarista agradeceu também o apoio do vereador Pastor Eliézer, da secretaria municipal de Agricultura e o apoio dos pesquisadores da Unesp, que acompanham todo o processo de inseminação até o resultado final.

Vitor Rótoli também e pecuarista e foi em sua propriedade que nasceu a segunda bezerra do projeto Mais Pecuária Brasil. “Este projeto foi fundamental para termos um melhoramento genético. Além disso temos todo apoio durante o processo, o que faz toda diferença. Obrigado vereador Eliézer por trazer este projeto tão importante para Tupã”, disse.

A Unesp de Tupã é parceira por meio do Projeto “Kamby”, que busca aumentar de forma sustentável a produtividade e competividade da pecuária bovina e principalmente na produção de leite. “Temos vários parceiros e nosso propósito neste momento é orientar corretamente os produtores sobre como fazer o manejo, porque eles possuem agora uma genética melhor, que com o tempo vai melhorar muito a qualidade do gado e do leite produzido”, disse a professora Priscila Mac-Lean, que coordena o projeto da Unesp.

Anderson Luiz é o secretário municipal de agricultura e lembrou que o projeto implementado em Tupã busca auxiliar os pequenos e médios produtores, que representam grande parte dos pecuaristas do município. “Quero parabenizar o vereador Pastor Eliézer por acreditar e buscar este projeto para Tupã, trazendo em tão pouco tempo resultados tão expressivos”, disse.

O vereador Pastor Eliézer comemorou o sucesso do Projeto Mais Pecuária Brasil, que segundo o parlamentar já pode ser visto na prática, o que demonstra a seriedade com que o processo vem sendo desenvolvido. “Tudo começou com uma indicação de nossa autoria, buscamos parceria com a Unesp, a secretaria municipal de agricultura, os pesquisadores e professores, além dos pecuaristas que acreditam em nosso trabalho, e o resultado está ai, com o nascimento destas duas bezerras, mostrando a melhoria genética do processo”, enfatizou o parlamentar.

Publicado por: Secretaria Legislativa de Comunicação