Tupã realizou Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial

Participaram representantes dos governos estadual, federal e lideranças da região. Vereador Paulo da Farmácia representou o Legislativo

Publicado em: 09 de abril de 2024

Representantes de várias cidades estiveram em Tupã participando da Primeira Conferência Regional de Promoção da Igualdade Racial. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Direito, onde foi montada uma mesa de debates, com a presença de representações de vários segmentos.

 

O legislativo tupãense esteve representando pelo vereador Paulo César Soares, o Paulo da Farmácia. O evento foi organizado pela ONG União do Movimento Negro de Tupã – UMONT, com apoio da Câmara Municipal, por meio do vereador Paulo da Farmácia e também apoio da Prefeitura, por meio da Subsecretaria Municipal de Direitos Humanos.

 

A Conferência foi realiza ainda em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR), a Secretaria estadual da Justiça e Cidadania (SJC), e o Conselho Municipal de Políticas da Igualdade Racial (COMPIR).

 

Estiveram presentes em Tupã a secretária de gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial do Governo Federal, Iêda Leal, que discorreu sobre o tema “O processo de conexão entre o MIR e os órgãos administrativos”, agora facilitado pelo SINAPIR, um instrumento criado para descentralização de planos e estratégias para institucionalização de políticas de construção de espaços antirracistas. O município de Tupã aderiu ao SINAPIR em fevereiro.

 

Quem também esteve em Tupã foi o coordenador de Políticas para a População Negra do Governo do Estado de São Paulo, Robson Ferreira. “Todos têm a ganhar com essa articulação e, lógico, com as propostas pensadas nessa conferência e que serão levadas à etapa estadual”, enfatizou.

 

Estiveram presentes representantes de 15 municípios: Adamantina, Bastos, Cravinhos, Dracena, Francisco Morato, Luiziânia, Marília, Martinópolis, Nova Guataporanga, Osvaldo Cruz, Parapuã, Pompéia, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, São Paulo e Tupã.

 

NO encontro foram tratados os temas: Enfrentamento do racismo e de outras formas correlatas de discriminação étnico-racial, étnico-cultural; Enfrentamento de todo tipo de violência praticada por meio das invasões de territórios; Enfrentamento da intolerância religiosa; Desenvolvimento da igualdade étnico-racial e étnico-cultural pela promoção da igualdade de oportunidades.

 

Na solenidade de abertura participaram o prefeito Caio Aoqui, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Telma Tulim, representantes da ONG Umont, Marlene da Silva e Marisa da Silva,  representante da Organização Tibira, Vinicius Gabriel, o defensor público, Raphael Camarão Trevizan; a advogada e presidente do COREPIR — Tupã, Ana Paula Barbosa, entre outros convidados.

 


Publicado por: Secretaria Legislativa de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!