Recursos federais para escolas técnicas e de ensino médio

Vereador Ninha Fresneda tenta viabilizar programa para Tupã

Publicado em: 17 de agosto de 2009

Vereador Ninha Fresneda tenta viabilizar programa para Tupã

O vereador Augusto Fresneda Torres, o Ninha Fresneda (PSDB), está buscando para Tupã o programa do Ministério da Educação Brasil Profissionalizado, cuja finalidade é incentivar a expansão de matrículas no ensino médio e profissionalizante nas redes públicas estaduais. Objetivo é prestar assistência financeira às instituições de estados que assinaram o compromisso “Todos pela Educação”.

A meta do governo federal é investir R$ 900 milhões nos próximos quatro anos. A perspectiva inicial é atender 750 escolas e 500 municípios, matricular 800 mil alunos, capacitar 14 mil professores e construir 2.500 laboratórios.

Os recursos destinam-se à construção, ampliação, reforma e aquisição de equipamento, laboratórios e mobiliário para escolas públicas de ensino médio e profissional. Esses recursos podem ser utilizados, ainda, na formação de professores na área de ciências, nas disciplinas de física, química, matemática e biologia.

O projeto arquitetônico financiado pelo Brasil Alfabetizado tem 12 salas de aula, auditório, biblioteca, refeitório e área de vivência, quadra poliesportiva coberta, seis laboratórios básicos e dois grandes laboratórios para a preparação do jovem para o mercado de trabalho, com a previsão do custo médio da obra de R$ 6 milhões, de acordo com as especificidades regionais. O projeto arquitetônico foi elaborado pelo FNDE em parceria com a Secretaria de Educação Profissional do Ministério da Educação.

O projeto básico para orientar a construção, ampliação e reforma de escolas das redes públicas estaduais de ensino médio integradas à educação profissional e tecnológica foi publicado no dia 21 de julho último no Diário Oficial da União, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). A medida faz parte das ações do programa Brasil Profissionalizado, que repassa recursos do governo federal para a modernização e expansão das escolas técnicas no país.

“O programa Brasil Profissionalizado recebeu adesão de todos os estados e do Distrito Federal, que expuseram em seus Planos de Ações Articuladas (PAR) suas necessidades de infraestrutura, desenvolvimento de gestão, práticas pedagógicas e formação de professores. Por isso, seria muito importante que a nossa cidade pudesse usufruir de mais esse benefício do governo federal”, explica Ninha Fresneda.

Para tentar viabilizar o programa, o vereador pede o apoio do prefeito Waldemir e da secretária de Educação, Carla Ortega, para inscrever o município do programa. Além disso, Ninha Fresneda encaminhou ofícios aos governos federal e estadual solicitando informações sobre o programa e a viabilidade de sua implantação em Tupã.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal