Ex-diretor da Unesp receberá título de Cidadão Tupãense

Danilo Aguillar indicou nome de Elias José Simon, que coordenou a implantação da unidade diferenciada em 2003

Publicado em: 14 de agosto de 2009

Dentre a série de homenagens que a Câmara Municipal conduzirá neste segundo semestre, estará a concessão do título de Cidadão Tupãense ao Professor Doutor Elias José Simon, coordenador executivo do campus experimental da Universidade “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Tupã entre 2003 e 2008 e responsável pela condução da implantação da então unidade diferenciada da universidade no município.

A proposta, já aprovada pela Câmara, foi apresentada através do Projeto de Resolução 03/09 pelos vereadores Danilo Aguillar (PSB) e Telma Tulim (PSDB). A data para entrega da honraria ainda não foi definida, mas obedecerá a concorrida agenda de Simon, hoje diretor presidente da respeitada Fundação Vunesp, responsável pela organização, execução e supervisão do vestibular de importantes universidades e faculdades, como a própria Unesp, UFSCar, Unifesp, entre outras e dos mais importantes concursos públicos do país.

Nesta semana, o autor da homenagem, acompanhado pelo então prefeito na época, Manoel Gaspar, reuniu-se em São Paulo com Simon para discutir detalhes da homenagem.

“Viajamos até a capital para informá-lo da homenagem e solicitar que o próprio Elias Simon defina uma data que possa conciliar com sua agenda, que todos sabemos ser muito atribulada”, comentou Danilo, ressaltando que o título deverá ser concedido até o final deste ano, conforme determina o regimento interno da Câmara.

Condutor do processo de implantação da unidade diferenciada da Unesp em 2003, Elias José Simon deixou a coordenação executiva do campus em 2008 para se dedicar a outros projetos na universidade, mas seu legado é reconhecido por professores, alunos e autoridades do município, como o ex-prefeito Gaspar.

“Prefeito na época da vinda da Unesp para Tupã, Manoel Gaspar testemunhou o excelente trabalhado conduzido por Simon e sua dedicação ao longo desses oito anos, com especial atenção na formação da equipe de professores. No período que esteve à frente da unidade, Simon demonstrou grande competência como administrador e uma inquestionável liderança, levando a unidade de Tupã a destacar-se nacionalmente entre as sete criadas naquele período, se consolidando como uma das mais promissoras da Unesp. Seu êxito foi acompanhado de perto por Gaspar, que além de ser amigo pessoal de Simon, sempre ressaltou a importância da contribuição do ex-coordenador para o desenvolvimento do município ”, justifica Danilo.

Nascido em Cerqueira César (SP), Elias Simon é formado em Agronomia pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu em 1971. Mestre em Ciências Sociais Aplicadas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ) da Universidade de São Paulo em 1976, é também doutor em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da USP em 1983.

“Cidadão exemplar e profissional dedicado, reconhecido em nossa cidade devido aos trabalhos que aqui desenvolveu na área administrativa e através de projetos de pesquisas na área de desenvolvimento da fruticultura, capacitação gerencial de agricultores familiares, identificação de demandas e desenvolvimento de ferramentas de gestão para melhoria da competitividade das cadeias agroindustriais da mandioca e do leite, na região da alta paulista”, ressaltam os autores da homenagem.

Atualmente, Simon concilia a função de professor livre docente da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp e professor adjunto da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com o cargo de diretor presidente da Fundação Vunesp.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal