Câmara homenageia atletas que competiram nos Jogos Regionais

Iniciativa da vereadora Dra. Lucília cumprimentou os 138 atletas tupãenses que participaram das competições

Publicado em: 11 de agosto de 2009

Por iniciativa da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV), a Câmara prestou homenagem aos 138 atletas tupãenses que competiram na 53ª edição dos Jogos Regionais, realizado de 13 a 26 de julho em Osvaldo Cruz. A homenagem foi estendida aos dirigentes e comissão técnica da delegação de Tupã, além da secretária de Esportes, Aracelis Góes Morales.

“Hoje é um dia de festa, porque nós vereadores, como representantes do povo de Tupã, homenageamos os nossos talentos que participaram das competições com várias cidades e honrando o nome de Tupã”, disse Dra. Lucília.

Para a autora da homenagem, “mais do que ganhar medalhas, mais do que ficar entre os primeiros, o espírito e o símbolo dos Jogos Regionais é o congraçamento entre os municípios, os atletas e a promoção da cidadania, ajudando em muito na formação do caráter de cada um desses atletas”.

Durante 15 dias de competições, os atletas tupãenses conquistaram 10 medalhas, além de troféus, dando o máximo de cada um. “Que vocês levem para suas casas o apoio e o carinho do povo de Tupã e que esta homenagem sirva de incentivo a cada um de vocês, para que nos próximos anos possamos continuar contando com a participação de vocês, mostrando o orgulho de Tupã”, ressaltou Dra. Lucília.

Em nome da comissão técnica, o professor Cleyton agradeceu o reconhecimento dos vereadores e à secretária Aracelis, que segundo ele, está mudando o esporte da cidade. Ele também pediu ao poder público para olhar com carinho para as categorias de base.

“O esporte hoje nas periferias é o principal meio de tirar as crianças das ruas, constituindo num importante fator para a inclusão social”, afirmou.

Representando os demais vereadores, Luis Carlos Sanches (PTB) lembrou dos problemas gerados pelo envolvimento dos jovens com as drogas e reforçou a importância do esporte para mudar esse cenário. “Os atletas são o espelho para a juventude, por isso merecem os nossos cumprimentos, pois vocês são o diferencial”, disse.

O presidente da Câmara, Ribeirão (PP) falou que é preciso realmente mudar a cara do esporte e parabenizou a coragem e o desempenho dos atletas. “Esporte é saúde, organização e convivência em grupo. O importante é competir”, ponderou.

Acompanhada pelo secretário de Governo, Adriano Rigoldi, a secretária Aracelis ocupou a tribuna para agradecer o reconhecimento da Câmara ao desempenho da delegação de Tupã e disse que a Secretaria de Esportes está realizando um trabalho de base e de fortalecimento do esporte local.

Ela também agradeceu o apoio do prefeito Waldemir e do vice Dr. César pelo apoio ao trabalho desenvolvido pela Secretaria. “Agradeço às pessoas que estão dando a cara para mudar junto com a Secretaria a imagem do esporte local. Estamos falando não só de medalhas, mas de crescimento e desenvolvimento”, ressaltou.

Aracelis disse que acabou uma era do esporte, onde os professores não eram valorizados e mais uma vez reforçou a necessidade de apoiar o esporte de base. Por último, ela criticou a mercantilização de atletas que se vendem para disputar competições por outras cidades e disse que é preciso reunir os municípios para reivindicar junto ao governo do Estado um meio para acabar com essa prática.

Representando o prefeito Waldemir, Dr. César disse que o primeiro passo para mudança já foi dado e que toda mudança gera dificuldade. “É preciso quebrar paradigmas, ou se muda ou fica como está”.

Sobre a participação do município nos Jogos Regionais em Osvaldo Cruz, o vice-prefeito disse que o mais importante não foi trazer medalhas, mas sim levar Tupã no peito. “Tudo que a delegação conseguiu foi muito diante do pouco tempo que tiveram. Não importa quantas medalhas conquistaram, nem quantos troféus trouxeram. O que importa é que começaram uma mudança que era preciso”, afirmou.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal