Telecentro amplia inclusão digital em Tupã

Espaço para utilização gratuita de computadores pela população foi inaugurado nesta sexta

Publicado em: 07 de agosto de 2009

A Prefeitura Municipal, através da parceria com o governo federal, inaugurou na sexta (7) o Telecentro Comunitário, espaço dirigido à população para uso gratuito de computadores ligado à internet instalado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (avenida Tapuias, 907). O telecentro funcionará de segunda a sexta, das 7h30 às 22 horas.

O telecentro foi obtido graças ao empenho do vereador e presidente da Câmara Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP), que junto ao deputado federal Vadão Gomes viabilizou os recursos através do Ministério das Comunicações.

Impossibilidade de comparecer à solenidade devido a compromissos firmados anteriormente, Vadão foi representado no evento pelo seu assessor Cláudio Campos, que aproveitou para reforçar o trabalho que o deputado realiza em prol de Tupã.

“O deputado é um homem que gosta e que trabalha por Tupã. É só lembrar dos recursos viabilizados por ele em benefício dos hospitais da nossa cidade e também do asfalto nos três distritos”, disse.

Secretários municipais, os vereadores Danilo Aguillar (PSB) e Valdir de Oliveira (PDT) e população prestigiaram a solenidade, que foi aberta pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, José Roberto Rasi, que falou da estrutura do telecentro, equipado com 12 computadores de última geração, com monitores de cristal líquidos e conectados à rede mundial de computadores por banda larga.

“Com a entrega do telecentro, o governo municipal está ampliando a inclusão digital no município, permitindo o livre acesso da população de comunidades mais carentes à internet”, afirmou.

Em 2006, o Brasil tinha cerca de 35 milhões de usuários de internet. Em 2008, já eram 54 milhões. Programas de inclusão digital como este do governo federal contribuem para esses números, como lembrou o presidente do diretório municipal do PT, Fábio Aguillar.

“A iniciativa do governo Lula, em parceria com as prefeituras, tem ampliado o acesso dos brasileiros ao computador e isso é muito importante”, ressaltou, para depois parabenizar a “administração municipal, o vereador Ribeirão, deputado Vadão e todos que trabalharam para implantar o telecentro”.

Responsável por intermediar junto ao deputado Vadão a liberação de recursos para instalação do telecentro, Ribeirão fez questão de reafirmar a importância das parcerias em benefício do município.

“Estamos trabalhando juntos e respeitando as ideologias para não deixar Tupã de fora dos programas federais. Por isso as parcerias são tão importantes”, disse, referindo-se à união do governo municipal (PSDB) ao governo federal (PT).

Ele também agradeceu o apoio do deputado Vadão, “político e empresário que gera emprego e renda para a cidade e ainda traz recursos para contribuir com o desenvolvimento local” e reforçou o convite para a população utilizar o espaço.

“Nossa cidade já conta com o Acessa São Paulo, mais voltado para o acesso a programas do estado. Com o telecentro, a população poderá ter acesso irrestrito à internet, inclusive ao Orkut, MSN, verificar emails, pesquisas escolares, entre inúmeros outros”, informou.

Representando o prefeito Waldemir, ausente da inauguração devido ao encontro com o vice-governador Alberto Goldman e o deputado federal Edson Aparecido em Paulicéia, o vice-prefeito Dr. César Donadelli reforçou a importância do pluripartidarismo para manutenção da democracia e disse que o atual governo prioriza uma administração com todos os partidos em prol de Tupã.

Sobre o telecentro, o vice-prefeito falou sobre a importância de mais uma sala de informática para a cidade, “que vai levar informação e principalmente educação em informática para a população”. “Precisamos massificar a informática para que possamos ter de fato a inclusão nessa era de informatização”, afirmou.

Dr. César disse que o resultado desse telecentro deverá ser bastante interessante para Tupã e desejou sucesso ao novo projeto de inclusão digital do município. “Que essa sala seja o sucesso que todos esperam”, encerrou.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal