Interact se une à Secretaria de Saúde no combate à dengue

Parceria viabilizada pelo vereador Lucas Machado promoverá mutirão na cidade no próximo dia 8 de maio

Publicado em: 30 de abril de 2010

A epidemia de dengue no município já se transformou num problema de saúde pública. Com mais de 500 casos registrados da doença e quase mil suspeitas até início de abril, as autoridades de saúde conclamam a ajuda da população para combater os focos do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue.

Nesta semana, o Interact Clube de Tupã, com apoio do vereador Lucas Machado (PSDB), firmou parceria com a Secretaria de Saúde, através da Vigilância Sanitária, para promover mutirão de combate à dengue no próximo dia 8 de maio. A ação será concentrada nas regiões com maior registro de focos do mosquito.

Objetivo é eliminar os criadouros do mosquito e conscientizar a população para a necessidade de colaborar com o poder público no combate à dengue, conforme explicou o diretor de área de Vigilância Sanitária, Marco Antônio de Barros, no encontro que reuniu o vereador Lucas Machado, membros do Interact, da Secretaria de Saúde e do Rotary Clube, representado pelo professor Ede Antônio Scarcelli.

“Todos têm que ajudar, pois a Prefeitura está sobrecarregada”, revelou. Marco Antônio falou do número de casos da doença registrados apenas neste ano em Tupã e dos meios de prevenção, como a lavagem e não apenas a troca de água dos bebedouros dos animais, a eliminação de vasos com plantas e a vedação das caixas d`água e tudo que acumula água.

Ele também comentou sobre as dificuldades que os agentes da Vigilância estão encontrando para vistoriar as casas. “Em algumas delas, as empregadas não deixam os agentes entrar, dizendo que não estão autorizadas pelos seus patrões”.

“A falta de conscientização da população agrava ainda mais a epidemia de dengue na cidade, por isso iniciativas como a do Interact são tão importantes”, observou Lucas Machado, parabenizando o presidente do clube de serviços jovem, Caio Aoqui, pela participação no combate à dengue.

Como presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, Lucas Machado, que intermediou a parceria entre o Interact e a Secretaria de Saúde, disse que vai sugerir ao secretário de Saúde, Antônio Brito, uma audiência pública para conscientizar a população sobre os perigos da dengue.

“Vamos convocar os clubes de serviços, as empresas, associações de bairros e representantes da sociedade organizada para discutir na Câmara ações para ampliar o combate ao mosquito na cidade”, afirmou.

A educadora em saúde pública, Patrícia Machado, orientou os jovens interactianos sobre a maneira correta de vistoriar as residências e informar os moradores sobre os sintomas da doença e a necessidade de manter seus lares livres dos criadouros do mosquito.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal