Câmara aprova recursos para restauração do Solar “Souza Leão”

Publicado em: 06 de agosto de 2009

A Câmara aprovou em regime de urgência na sessão da última segunda (3) o Projeto de Lei 38/09, que autoriza crédito de R$ 342 mil para restauração do Solar Luiz de Souza Leão. O projeto prevê a execução de restauro e recuperação do passeio do Solar. Os recursos serão repassados pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE).

O convênio assinado com a Secretaria de Estado de Turismo prevê o repasse total de R$ 574.778,37, subdivididos em R$ 542 mil. Os R$ 200 mil restantes serão repassados futuramente. A contrapartida da Prefeitura é de R$ 32.778,37.

Localizado na rua Caingangs, o Solar evidencia a memória do fundador de Tupã, Luiz de Souza Leão. Corroído pelo tempo, a Prefeitura já executou serviços de reparos emergenciais e também elaborou o projeto de restauração do Solar.

A destinação dos recursos é especifica para a execução dos serviços previstos nos projetos de restauro e aprovação nos órgãos de preservação histórica, reforma geral, reforços estruturais, drenagens e passeio do conjunto arquitetônico que configura o Solar Luiz de Souza Leão.

Todas as etapas de restauração serão acompanhadas pelo DADE e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico do Estado.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal