Presidente da Câmara faz balanço da sessão e comenta projetos em andamento no município

ONG ArteVidas - entidade participou da Sessão

Publicado em: 09 de setembro de 2025

O presidente da Câmara, vereador Marcos Gasparetto, concedeu entrevista à TV Câmara ao final da sessão desta segunda-feira, dia 8 e destacou uma série de assuntos discutidos durante os trabalhos legislativos, além de iniciativas importantes que estão em andamento na cidade.

 

REFIS MUNICIPAL - Gasparetto lembrou a população sobre o encerramento do Programa de Recuperação Fiscal (Refis Municipal), que termina nesta semana. O programa permite que os contribuintes renegociem suas dívidas com a Prefeitura, sem a cobrança de juros e multas.

Segundo o presidente, é essencial que os moradores que possuem débitos aproveitem a oportunidade. “É uma chance única para quem quer colocar a vida financeira em ordem e voltar a ter tranquilidade, sem o peso das dívidas acumuladas”, reforçou.

 

MUTIRÃO DE LIMPEZA - Outro tema destacado foi o mutirão de limpeza que será realizado em Tupã na próxima semana. Gasparetto participou do lançamento da ação, que busca recolher materiais inservíveis e combater a proliferação de focos do mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

Gasparetto aproveitou para convocar os moradores a colaborarem com a iniciativa. “É fundamental que cada um faça sua parte, separando aquilo que não tem mais utilidade em casa. essa colaboração facilita o trabalho das equipes e contribui para uma cidade mais limpa e saudável”, explicou.

 

AMPLIAÇÃO DO ATENDIMENTO MÉDICO - Na área da saúde, o presidente comentou sobre uma iniciativa conduzida pelos vereadores Joselaine Pio Rocha e Pena Castro, para ampliar o número de médicos especialistas atendendo no município. O objetivo é aumentar tanto o volume de consultas quanto a realização de cirurgias, reduzindo o tempo de espera da população.

Gasparetto ressaltou que a mobilização é uma resposta às demandas constantes da comunidade. “Estamos trabalhando junto ao Executivo e às instituições de saúde para garantir que mais profissionais venham atender em Tupã. Essa é uma reivindicação antiga da população e estamos empenhados em buscar soluções”, afirmou.

 

ONG ARTEVIDAS - A sessão também contou com a participação de diretores, familiares e fundadores da ONG ArteVidas. O atual presidente Luiz Alves, utilizou a Tribuna Livre para apresentar os resultados do trabalho desenvolvido ao longo de mais de 20 anos em Tupã.

A entidade atua no atendimento a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo inclusão e transformação de vidas. O plenário recebeu alunos, familiares e fundadores da instituição, que emocionaram os presentes.

Gasparetto destacou a importância da aproximação entre o Legislativo e a sociedade civil. “É um trabalho de relevância social enorme. A Câmara tem o dever de ouvir essas entidades e valorizar iniciativas que transformam vidas em nossa comunidade”, ressaltou.

 

CAPITAL DO FOLCLORE - Marcos Gasparetto também parabenizou o trabalho que vem sendo desenvolvido para tornar Tupã Capital Estadual do Folclore, com a participação do vereador Charles dos Passos.

O presidente lembrou que o vereador é um representante da cultura no Legislativo e trabalha muito para que as ações se tornem realidade. "O Charles está buscando tornar Tupã capital do Folclore e eventos como o Festival, que foi um sucesso, contribuem para que isto aconteça. A Câmara está apoiando e tudo que tivermos neste sentido, estaremos engajados", enfatizou.  

 

TV CÂMARA - Por fim, o presidente comentou sobre as melhorias implementadas na TV Câmara, especialmente na transmissão em Libras, que garante acessibilidade para a população surda.

Segundo Gasparetto, a TV Legislativa vem passando por constantes atualizações tecnológicas com o objetivo de oferecer mais qualidade nas transmissões das sessões e também em sua programação institucional. “A TV Câmara é um canal direto de comunicação com a população. Nosso compromisso é investir para que ela esteja sempre atualizada e acessível a todos”, concluiu.


Publicado por: Secretaria Legislativa de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!