Museu do Tropeiro conta com apoio deputados petistas

Vereador Valdir viajou a Brasília para viabilizar apoio político junto ao Ministério do Turismo, que deve liberar verba

Publicado em: 22 de julho de 2009

Vereador Valdir viajou a Brasília para viabilizar apoio político junto ao Ministério do Turismo, que deve liberar verba

Na semana passada, o vereador Valdir de Oliveira (PDT), acompanhado pelo presidente da Comitiva Tropeira de Tupã, Luiz Gonzaga Tovo, esteve em Brasília para apresentar aos deputados federais Jilmar Tatto e Antônio Carlos Biffi, ambos do PT, o projeto de construção do Museu do Tropeiro, que será instalado nos antigos barracões da Fepasa.

Objetivo do encontro foi buscar apoio político dos deputados para viabilizar verba junto ao Ministério do Turismo para construir o museu, cuja função é a preservar a cultura do troperismo na região.

O anteprojeto do museu está sendo elaborado pela equipe técnica da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura, sob a supervisão da secretária Jeane Rosin e do arquiteto Valentim Bigeschi e conta com o apoio do prefeito Waldemir, da secretária de Cultura e Turismo, Aracelis Góes Morales e da própria Comitiva Tropeira, que deseja um espaço para guarda e preservar o vasto acervo tropeirista da cidade.

De acordo com o vereador Valdir, a verba de R$ 800 mil para construção do museu será liberada através do Ministério do Turismo, que terá a intercessão política dos deputados Biffi e Jilmar Tatto.

Ainda segundo o vereador, o projeto do Museu do Tropeiro precisará passar por algumas adequações antes de ser cadastrado no programa de apoio a projetos de infraestrutura do Ministério do Turismo, que será reaberto no início do segundo semestre.

Valdir acredita que o apoio dos deputados será essencial para viabilizar a liberação do dinheiro. “Conversamos pessoalmente com os dois deputados. Eles mostraram interesse na história da Comitiva Tropeira e se comprometeram a ajudar”, diz.

Ao construir um Museu do Tropeiro e abrigar o vasto acervo da comitiva, o município estará oferecendo à população um centro de documentação e pesquisa e ao mesmo tempo a oportunidade de conhecer a história e a identidade cultural de personagens que acompanhados de seus cavalos contribuíram para expansão do interior do Brasil.

O presidente da Comitiva Tropeira, Luiz Antonio Tovo, enxergou na viagem à Brasília a possibilidade de viabilizar o tão sonhado Museu do Tropeiro. “Com o apoio do vereador Valdir, estamos conseguindo viabilizar junto ao prefeito Waldemir e ao governo federal recursos para construir o nosso museu, que vai resgatar a identidade de um povo que teceu elos e marcou época pelos caminhos do Brasil”, afirmou.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!