Santa Casa inaugura Centro de Nutrição Dietética

Novas instalações recebem nome de “Victória Roque Apparício”

Publicado em: 21 de julho de 2009

Novas instalações recebem nome de “Victória Roque Apparício”, avó de Deuzeni Goldman

A Santa Casa de Misericórdia de Tupã inaugurou na manhã de ontem o Centro de Nutrição Dietética, que foi batizado com o nome de “Victória Roque Apparício”, em homenagem a saudosa avó da tupãense e esposa do vice-governador do Estado, Deuzeni Goldman.

Victória foi uma mulher influente na cidade e marcou história no ramo da educação. A construção da nova cozinha, que foi uma iniciativa do provedor do hospital Claudinês Luchi Arroyo juntamente com o prefeito de Tupã e o apoio da esposa do vice-governador do estado, Deuzeni Goldman; que trabalhou para a aquisição da verba na Secretária do Estado de Saúde; foram gastos cerca de R$ 500 mil, financiados pelos governos municipal e estadual.

Na solenidade de inauguração, estiveram presentes o provedor do hospital, Claudinês Luchi Arroyo; o prefeito de Tupã, Waldemir Gonçalves Lopes; o vereador Lucas Machado - representando a Câmara Municipal e seu presidente, Antônio Alves de Souza, o “Ribeirão” -, a esposa tupãense do vice-governador do Estado, Deuzeni Goldman; entre outras autoridades municipais e estaduais, inclusive compareceram representantes dos clubes de serviço de Tupã, como a Maçonaria, Lions e Rotary Club.

Durante a solenidade, o presidente do Lions doou um cheque de R$ 500 destinados a equipar a maternidade do hospital, e o presidente do Rotary Vanuíre homenageou Deuzeni, nomeando-a como sócio-honorária do clube por reconhecimento do trabalho dela em prol da Santa Casa.

De acordo com a nutricionista Gabrieli Lucas Correia, o novo Centro de Nutrição se faz necessária para a melhoria do atendimento do hospital, pois a antiga, criada em 1960, precisava de muitos reparos.

Segundo o prefeito, era inviável a reforma da antiga cozinha. A equipe técnica da Secretaria de Saúde esteve há mais de um ano no hospital e constataram que seria mais interessante criar um novo ambiente, devido ao estado em que a cozinha quase cinqüentenária se encontra.

Entre as construções, está um refeitório para os funcionários do hospital, vestiário masculino e feminino para os funcionários da cozinha, câmaras frias sendo uma para carnes e outra para hortifruti, área de descarga de matérias e alimentos, trituradores, área de higienização própria para panelas e outra específica para utensílios e uma área de pré-preparo para carnes, hortifruti e café.

Além dessas inovações, o hospital adquiriu também três carrinhos térmicos para o transporte das refeições e um forno de última geração que frita, assa e cozinha sem a necessidade do uso de óleo.

A construção da cozinha vinha sendo discutida há um bom tempo e foi iniciada em abril de 2008.

Já os novos equipamentos chegaram a pouco mais de um mês e a equipe do hospital já está nos preparos finais para a inauguração de quarta. Segundo Gabrieli, o trabalho agora terá uma eficiência maior e vai melhorar consideravelmente o atendimento e a qualidade do serviço de nutrição. O hospital prepara uma média de 300 a 500 refeições por dia, entre café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.


Publicado por: Câmara Municipal de Tupã

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!