Indicação pede elevador no Paço Municipal

Objetivo é facilitar o acesso dos deficientes físicos ao piso superior da sede da administração municipal

Publicado em: 07 de julho de 2009

A Câmara aprovou indicação do vereador Valmir Zoratto (PTB), onde aponta ao prefeito Waldemir a necessidade de instalar um elevador no Paço Municipal, para facilitar o acesso de cadeirantes e deficientes físicos à sede do governo municipal.

O vereador explica que sua indicação visa atender inúmeras solicitações de portadores de deficiência física, que reclamam de não conseguir ter acesso ao segundo piso do prédio. “O objetivo da indicação é beneficiar inúmeros deficientes físicos que atualmente não têm como se deslocar ao gabinete do chefe do Executivo e nem a outros departamentos da administração localizados no piso superior”, justifica.

“Todos nós sabemos que não é fácil para um cidadão portador de deficiência entrar e sair da prefeitura. Por isso, é necessário eliminar as barreiras físicas com a implantação de um elevador, facilitando assim a acessibilidade dessas pessoas, que no dia a dia sofrem com a falta de adaptação”, observa o vereador.

Zoratto alerta ainda para o fato de que o Paço Municipal ainda não está dentro das normas de acessibilidade e que por esse motivo é necessário que o chefe do Executivo estude a viabilidade de adequar o prédio, inclusive com a instalação de um elevador, a exemplo da Câmara Municipal, cujo prédio hoje é totalmente acessível, ganhando inclusive elogios da Associação dos Portadores de Deficiência da Estância Turística de Tupã (Apdett).

“Temos que garantir os direitos desses cidadãos, para que eles possam exercer plenamente seu direito de ir e vir e esse exemplo tem que partir dos prédios públicos, que têm o dever de adequar suas construções às normas de acessibilidade”, lembrou o vereador.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal