Ribeirão recebe Medalha de Paz da ONU

Honraria foi concedida à apenas 16 pessoas do Estado em cerimônia realizada no Batalhão da Polícia Militar “Tobias Aguiar”, em SP

Publicado em: 07 de julho de 2009

Honraria foi concedida à apenas 16 pessoas do Estado em cerimônia realizada no Batalhão da Polícia Militar “Tobias Aguiar”, em SP

O presidente da Câmara Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP) recebeu na última terça (30) em São Paulo, a Medalha Cinqüentenário das Forças de Paz do Brasil, honraria concedida pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU conferida aos integrantes das Forças de Paz da ONU, ex-integrantes, personalidades militares e civis, cujas ações promovam a paz.

A cerimônia foi realizada no Batalhão da Polícia Militar do Estado de São Paulo “Tobias Aguiar” e contou com a presença de diversas autoridades das Forças Armadas, da Polícia Militar e ainda do deputado estadual e capitão da PM, Conti Lopes.

Apenas 15 pessoas do Estado de São Paulo receberam a honraria, concedida aos civis como forma de enaltecer suas ações em prol da manutenção da paz em suas cidades. Até então, a honraria era dirigida apenas aos militares. O presidente do legislativo foi o único vereador escolhido para receber a medalha, em razão de suas ações em prol da paz no município de Tupã.

“Eles analisaram minha atuação política ao longo desses cinco mandatos como vereador na Câmara de Tupã e identificaram que meu trabalho em prol da geração de emprego e renda na cidade contribui para melhorar as condições de vida da nossa população e consequentemente, promover a paz e a harmonia local”, explicou o homenageado, que se sentiu honrado em representar o município neste evento em prol da paz.

Instituída pela Resolução ABFIP ONU 001/05, a Medalha Cinqüentenário das Forças de Paz do Brasil destina-se a “premiar e reverenciar o culto aos nobres atributos daqueles que tenham praticado ações meritórias, enaltecedoras do nome da Pátria Brasileira que é detentora do Prêmio Nobel da Paz 1988 e 2001, perante as demais nações, e em sinal de reconhecimento aos valores militares, espírito de civismo, preservação da memória e serviços prestados à Pátria”. 

A medalha entregue ao presidente do legislativo tupãense traz gravado nos braços da cruz os nomes de quatro missões que tiveram expressiva participação das Forças de Paz brasileiras nos últimos 50 anos: Suez, Angola, Timor e Haiti e enaltece Ribeirão por sua “meritória atuação junto às Forças da Paz, enaltecendo o nome do Brasil e pela sua dedicação à preservação da sua memória, valores militares e cívicos”.

Forças de Paz

Em 1985, um grupo de soldados veteranos de Suez reuniu-se para criar a Associação dos Integrantes do Batalhão Suez, hoje denominada Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.

Em 20 anos de existência, a entidade tem congregado em seu seio, ilustres elementos civis dedicados à paz mundial e militares veteranos das Forças de Paz, desenvolvendo atividades cívicas, sempre presente nas solenidades, nos desfiles das grandes datas nacionais, auxiliando os seus associados na recepção da vida cível, demonstrando reconhecimento àqueles Boinas Azuis, que defenderam e defendem o nome de nossa pátria em terras estrangeiras.


Publicado por: Câmara Municipal de Tupã

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!