Abertura de canteiro central da avenida Luiz Gonzaga

População procurou vereador Lucas Machado para pedir abertura do canteiro

Publicado em: 07 de julho de 2009

População procurou vereador Lucas Machado para pedir abertura do canteiro

A Câmara aprovou indicação do vereador Lucas Machado (PSDB), que solicita ao prefeito Waldemir e à secretária de Planejamento e Infraestrutura, Jeane Rosin, a abertura do canteiro central na avenida Luiz Gonzaga Junqueira de Andrade Filho.

Sua indicação ganha o apoio dos moradores da região e de motoristas, que entregaram ao vereador abaixo-assinado com 44 assinaturas solicitando a abertura do canteiro central. Eles pedem o apoio político do vereador junto à Prefeitura para executar o serviço.

A avenida Luiz Gonzaga Junqueira de Andrade Filho, bairro Chácara Velini, possui um canteiro central, que no cruzamento das ruas Rafael Mollez e Alberto Flumignan não possui abertura para que os motoristas possam realizar eventual manobra de retorno.

“Em razão da inexistência de aberturas no canteiro central, os motoristas que transitam por estas ruas transversais encontram dificuldades para alcançar o lado oposto, utilizando-se por muitas vezes a contramão de direção, provocando desta forma um perigo aos motoristas e pedestres”, alerta o vereador.

Segundo ele, a falta de acesso entre o canteiro induz os motoristas a trafegarem erroneamente. “A abertura do canteiro agilizaria o trânsito de carros, caminhões e ônibus, que encontram dificuldades de manobra em razão da existência deste canteiro central”, observa.

O vereador cita em sua justificativa a Resolução 166 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), de 15 de setembro de 2004, onde consta que o trânsito em condições seguras é um direito de todos e um dever dos órgãos e entidades. “No entanto, o que apresenta atualmente na avenida Luiz Gonzaga não cumpre o que determina a Resolução”, afirma.

Portanto, Lucas explica que o objetivo de sua indicação ao Executivo é permitir a trafegabilidade segura na avenida e o acesso à mão de direção.

“O poder público não tem direito de obstruir a passagem dos motoristas, tirando assim o direito de ir e vir do cidadão”, ressalta o vereador, que esclarece ainda que a abertura do canteiro central possibilitará aos motoristas a convergência em ambos sentidos, bem como o cruzamento da mesma rua aos que transitam pelas vias transversais Rafael Mollez e Alberto Flumignan.

Mário Covas

Lucas Machado também encaminhou ofícios ao presidente da Fundação Mário Covas, Antônio Carlos Rizeque Malufe e ao presidente do Conselho Curador, deputado Bruno Covas, solicitando a possibilidade de incluir Tupã no roteiro das cidades que receberão a exposição itinerante “Mario Covas - A Ação Conforme a Pregação”.

“O saudoso Mário Covas foi, com absoluta certeza, o governador que mais ajudou nosso município em toda a sua história, daí a importância de abrigarmos essa exposição itinerante em homenagem ao ex-governador, pois trará ao povo tupãense a oportunidade de conhecer ou de relembrar fatos da vida pública de um dos mais destacados homens da cena política contemporânea brasileira”, justifica o vereador.

Lucas explica que a exposição “Mario Covas - A Ação Conforme a Pregação” não é uma mostra biográfica nem mesmo pretende abordar toda a vida política de Covas, mas sim um resgate de parte importante da história política do Brasil.

A exposição que já passou por inúmeras cidades reúne fotos e documentos selecionados do acervo da Fundação Mário Covas, que no seu conjunto evidenciam a coerência com que Mario Covas sempre encarou seus compromissos com os interesses do povo.

“Portanto, o objetivo dessa exposição é mostrar traços marcantes da trajetória política de Covas às novas gerações, uma vez que sua vida pública foi marcada pela decência e honestidade, entre tantas outras virtudes administrativas”, ressalta o jovem Lucas Machado.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal