Câmara manifesta cumprimentos pelo Dia do Bombeiro

A Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulações, de autoria da vereadora Telma Tulim (PSDB), pelo Dia Municipal do Bombeiro, celebrado em 29 de junho, e Dia Nacional do Bombeiro, a ser comemorado no próximo dia 2 de julho.

Publicado em: 01 de julho de 2009

“Nada mais justo que esses destemidos profissionais tenham um dia comemorativo à profissão que escolheram, pois estão inteiramente engajados no desejo de servir bem à comunidade”, justifica a autora da homenagem, que em nome do legislativo tupãense estende os cumprimentos à corporação através do 1º Tenente Wilson Góes Junior, comandante do Corpo de Bombeiros de Tupã.

O Dia Nacional do Bombeiro é comemorado no dia 2 de julho por ser a data da criação do primeiro serviço de extinção de incêndios do Brasil. Há 151 anos, diante dos numerosos sinistros que vinham ocorrendo no Rio de janeiro e em São Paulo, o imperador Dom Pedro II, por meio do Decreto nº. 17.775, instituiu o Corpo Provisório de Bombeiros da Corte. Com advento da República, recebeu o nome de Corpo de Bombeiros.

Para oficializar a importância do bombeiro, desde 1954 essa data é dedicada a homenagear esses profissionais no país, que cotidianamente arriscam suas vidas pela vida do próximo e que atuam em situações de risco, como resgate em acidentes, colisão de veículos, atropelamentos, casos clínicos urgentes e remoção de cadáveres, entre outros.

“Os bombeiros também são essenciais nas praias, como salva-vidas e observadores do mar. Também analisam a segurança de projetos e fazem vistorias de obras e ainda realizam busca e salvamento em matas e florestas, auxiliam na captura de animais, monitoram e auxiliam na derrubada legal de árvores e muito mais”,

Já o Corpo de Bombeiros de Tupã foi criado em 29 de junho de 1977, com um efetivo de três homens e uma viatura de incêndio. Além dos serviços já citados, a corporação local atua de forma preventiva, efetuando visitas em estabelecimentos comerciais e escolas, realizando palestras e fiscalizando veículos que transportam produtos perigosos, além de participar e promover campanhas de educação ambiental e prevenção contra incêndios e acidentes.

Nesses 32 anos de fundação, o Corpo de Bombeiros de Tupã já atendeu várias ocorrências de incêndio, salvamento, resgate, auxílio ao público, proteção de local, educacional e social, destacando a explosão na Casa de Fogos da rua Guaranís, incêndios em várias indústrias, como a RIAL, DIPAVA, Laticínio União, Depósito da CEAGESP, Ametista, Metalúrgica Tupãense, Santa Casa e muitas outras.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal