Implantação do NASF de Tupã aguarda liberação em Brasília

Dra. Lucília tenta agilizar execução do projeto, que já foi aprovado pela Direção Regional de Saúde e pelo Estado

Publicado em: 22 de junho de 2009

A vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) recebeu ofício do chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Saúde, Reinaldo Noboru Sato, informando que o projeto para instalação do NASF (Núcleo de Atendimento à Saúde da Família) em Tupã já foi aprovado pelo Departamento Regional de Saúde de Marília (DRS IX) e homologado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB), conforme a Deliberação 11/09.

Ainda segundo o ofício, o projeto já foi encaminhado ao Ministério da Saúde e aguarda a liberação de recursos do governo federal. Diante disto, a vereadora pretende buscar apoio em Brasília. “Vamos buscar apoio junto aos deputados federais, pois o NASF já foi aprovado e será implantado, mas depende agora de empenho político para agilizar o processo”, explica a vereadora.

Criado pela Portaria Federal nº 154, de 24 de janeiro de 2008, os Núcleos de Apoio à Saúde da Família tornaram-se importantes mecanismos e ferramentas para o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelas equipes do programa Saúda de Família. Em Tupã, o programa abrange mais de 51% da população e conta com grandes índices de aceitação junto as famílias, notadamente as de menor renda e que mais precisam de atenção, acolhimento, apoio social e atendimentos de saúde.

O NASF será constituído por uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuarão em parceria com os profissionais das equipes do programa Saúde da Família, compartilhando e atuando diretamente no apoio às equipes e na unidade na qual o NASF está cadastrado.

“Basicamente, o NASF vai dinamizar o trabalho das Unidades Básicas de Saúde, através de reuniões constantes com os profissionais que atuam nas equipes, procurando detectar e solucionar as dificuldades enfrentadas pelas unidades no dia a dia”, explica a Dra. Lucília, idealizadora do projeto, ao lado do esposo e vice-prefeito Dr. César Donadelli e do secretário de Saúde, Antônio Brito.

A vereadora realizou uma série de reuniões com os profissionais que atuam no programa para explicar o funcionamento do NASF. Como médica atuante no PSF há muitos anos, Dra. Lucília conhece de perto as dificuldades e acertos do programa, cuja finalidade primordial é promover a prevenção à saúde.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal