Câmara aprova o Dia Municipal da Ecologia

Lei de autoria da vereadora Dra. Lucília vai ampliar ações de conscientização ambiental no município, como o ato solene que acontece nesta sexta, às 8 horas, na Praça da Bandeira

Publicado em: 02 de junho de 2009

A Câmara aprovou por unanimidade a Lei nº 4.423, de autoria da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV), que institui o Dia Municipal da Ecologia e do Meio Ambiente, a ser comemorado anualmente em 5 de junho, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Como parte das ações desta lei, na próxima sexta (5), a partir das 8 horas, a Câmara vai realizar ato público na Praça da Bandeira para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Neste dia, além do plantio de mudas de árvores, o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes vai promulgar a lei aprovada pelo legislativo.

“Essa lei terá o objetivo de promover ações locais de conscientização sobre o meio ambiente e ampliar as discussões sobre o tema na nossa cidade, em conjunto com o Dia Mundial do Meio Ambiente”, explica a autora da lei.

Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações que priorizem a preservação dos recursos naturais.

A lei aprovada diz que os poderes legislativo e executivo do município estão autorizados a estimular e realizar campanhas de conscientização sobre a ecologia e preservação do meio ambiente, podendo ainda realizar parcerias com entidades assistenciais, empresas concessionárias de serviços públicos, associações sem fins lucrativos ou grupos de prestação de serviços à comunidade para o alcance deste objetivo.

“Com o dia municipal, vamos conseguir atrair ainda mais a atenção dos nossos moradores sobre a importância de mudarmos nossas atitudes em benefício do planeta”, diz Dra. Lucília, que representa na Câmara Municipal o Partido Verde, que defende o meio ambiente.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal