Manzano busca apoio para incluir Tupã em programa de moradias

O vereador Valdemar Manzano (PPS) encaminhou indicação ao ministro das Cidades, Márcio Fortes de Almeida, reivindicando a possibilidade de incluir Tupã no programa habitacional do governo federal “Minha Casa, Minha Vida”.

Publicado em: 02 de junho de 2009

“Tupã tem um déficit habitacional de mais de 4 mil moradias, a julgar pelo número de inscrições realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) durante a distribuição para sorteio de 135 unidades residenciais ocorrido no mês de abril último. Daí a importância de tentar incluir nossa cidade neste programa, mesmo sabendo que ele está inicialmente dirigido para municípios com mais de 100 mil habitantes”, observa o vereador.

Manzano justifica sua indicação reforçando que das 4.235 famílias que se inscreveram para participar da distribuição por sorteio das 135 unidades residenciais ofertadas pela CDHU, 3.381 tiveram suas inscrições habilitadas para o sorteio, o que representa a proporção de 25 famílias para cada unidade residencial.

Dessas 135 unidades residenciais ofertadas pela CDHU, dez seriam preservadas à famílias com portadores de deficiência, sete reservadas para pessoas idosas e outras seis para policiais civis e militares, agentes de segurança penitenciária, vigilância penitenciária e agentes de escolta.

“Portanto, restam apenas 112 unidades residenciais a serem distribuídas e sorteadas à população do município, sendo impossível contemplar todos os inscritos com essas casas”, observa o vereador.

O programa “Minha Casa, Minha Vida” é uma parceria com a Caixa Econômica Federal, cujo investimento de R$ 34 bilhões será utilizado para ampliar o acesso dos brasileiros à casa própria. Serão 400 mil moradias para famílias com renda de 1 a 3 salários mínimo, mais 400 mil unidades para renda familiar de 3 a 5 salários mínimo e outras 200 mil unidades para renda familiar de 6 a 10 salários mínimo.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal