Indicação propõe construção de parque ambiental em Tupã

Proposta do vereador Luis Carlos Sanches quer unir lazer e consciência ambiental como atrativo turístico

Publicado em: 02 de junho de 2009

A Câmara aprovou indicação do vereador Luis Carlos Sanches (PTB) que propõe ao Executivo construção de um parque ambiental com bosque ecológico e horto florestal no município. Objetivo é reunir lazer, esporte e conscientização ambiental num único espaço, cujo local seria definido pela Prefeitura.

A sugestão, segundo o vereador, visa ampliar as opções de atração da estância turística, que na sua opinião não conta com local adequado para o visitante apreciar a natureza e praticar atividades físicas ao mesmo tempo.

“Entendo que seria de grande utilidade a aquisição de uma área para que o município pudesse implantar esse parque ambienta, que acredito ser um anseio de muitos moradores”, explica.

Ao longo dos anos os municípios diminuíram suas áreas florestadas em razão do crescimento populacional e desenvolvimento das cidades, sem contar a ocupação desordenada de várias áreas. Com o aumento do aquecimento global e a necessidade de aumentar as áreas verdes, ganha força cada vez mais a construção de parques ambientais, como o que está sendo proposto pelo vereador Luis Carlos.

“Espaços livres como parques, praças, jardins, florestas e áreas de proteção natural possuem grande importância no contexto atual, pois proporcionam melhorias significativas na área urbana, colaborando para o equilíbrio do clima local, além de compor ilhas verdes que servem de refúgio para a nossa fauna local. No ponto de vista social, proporciona áreas de lazer, esporte, recreação, educação, atividades sociais e principalmente melhoria da qualidade de vida da população”, justifica.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal