Vereador busca recursos para construção de pista de motocross

Publicado em: 21 de maio de 2009

O vereador Lucas Machado (PSDB) está buscando recursos para viabilizar a construção de pistas de motocross e wheeling (manobras radicais realizadas por motocicletas) em Tupã, dois esportes radicais que atraem grande público e cuja prática vem ganhando cada vez mais adeptos na cidade.

No último domingo, o vereador esteve em São Paulo para tentar viabilizar junto ao deputado estadual Bruno Covas emenda parlamentar para construção das duas pistas. “O deputado conhece esse esporte e disse que tentará disponibilizar recursos para a obra”, ressalta Lucas.

Antes, ele esteve em Paulicéia e Panorama para conhecer as pistas de motocross e wheeling dessas cidades. O objetivo das visitas, segundo o vereador, é conhecer como funcionam as duas pistas para tentar viabilizar os recursos para construção das pistas em Tupã nos moldes exigidos pelo circuito estadual dos dois esportes radicais.

“O tamanho padrão da pista de wheeling é de 15x100 metros quadrados. Nossa intenção é construir essa pista com asfalto, que é mais barato do que o concreto”, explica Lucas.

Em Panorama, a pista de wheeling é construída em frente ao balneário municipal, num terreno concretado de 30x35 metros quadrados, que é utilizado para as manobras com motocicletas. Já Paulicéia conta com uma pista de motocross que é usada apenas para o evento Carna Cross, que acontece anualmente e atrai muitos visitantes à cidade.

Lucas Machado também informou que vai iniciar diálogo com o prefeito Waldemir para tentar disponibilizar área do município para construção das duas pistas, de aproximadamente 20 mil metros quadrados. “Nossa intenção é criar um complexo de esportes radicais em Tupã e tentar incluir nossa cidade nos circuitos estaduais, o que atrairia muitos visitantes para cá”.

Wheeling

Tudo começou há mais de 15 anos, como brincadeira de alguns jovens amigos que, entre tombos e risadas, descobriram o wheeling, esporte de manobras radicais com motos.

Naquela época, esses garotos eram chamados de loucos e irresponsáveis, mas eles decidiram transformar “suas loucuras” em esporte novo e radical, trocando irresponsabilidade pela segurança e seriedade. Nascia aí um esporte radical encantador e fascinante pelo fato de misturar arte e equilíbrio.

Seus primeiros praticantes tiveram como ingrediente inicial a amizade e a semelhança com um esporte parecido, o freestyle bike, esporte radical praticado com bicicletas. O wheeling tem como base o profissionalismo na execução das manobras e, principalmente, na segurança com o público, além de agradar todas as idades, reunindo geralmente grande público e com sucesso garantido.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal