Vereador quer reflorestamento e plantio de árvores frutíferas

Proposta envolveria estudantes das redes pública e particular de ensino

Publicado em: 19 de maio de 2009

Proposta envolveria estudantes das redes pública e particular de ensino

O vereador Luis Carlos Sanches (PTB) encaminhou indicações ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e aos secretários Eliseu Borsari (Meio Ambiente), Edson Schiavon (Agricultura) e Carla Ortega (Educação) sugerindo estudos para implantação de projetos de reflorestamento na cidade.

A iniciativa envolveria alunos das redes pública e privada no plantio das mudas. Um dos projetos seria o plantio de mudas frutíferas às margens das estradas municipais. A idéia não é nova, como explica o vereador, mas é uma forma de implantar na cidade medida simples e funcional, que já alcançou sucesso em diversos municípios brasileiros.

“No vizinho município de Iacri temos um exemplo bem claro da implantação deste projeto, pois ao longo da SP-294, há uns anos atrás, foram plantadas várias mudas que resultaram em árvores que proporcionam sombra e dão frutos, atraindo vários pássaros”, justifica Luis Carlos.

Outra proposta do vereador é a criação de um programa de reflorestamento municipal, que inclui o plantio de árvores nos locais públicos e campanha de incentivo aos moradores para plantar árvores nas calçadas de suas casas.

“A Prefeitura deveria iniciar o reflorestamento em suas próprias áreas públicas, dando exemplo para a sociedade, pois o município possui várias áreas públicas que carecem de arborização”, analisa o vereador.

Luis Carlos acredita ainda que este projeto poderia ser estendido à população, através de ampla campanha de conscientização junto aos moradores, onde a Prefeitura disponibilizaria gratuitamente mudas para o plantio das árvores defronte às residências e estabelecimentos comerciais.

“Essas mudas teriam de ser adequadas ao meio ambiente como, por exemplo, as mudas de árvores do tipo Oiti, as quais, no nosso modesto modo de entendimento, são as que mais se adequariam às estruturas das nossas calçadas, pois dão uma sombra muito boa e suas raízes não danificam o passeio público”, afirma.

Com relação à participação das escolas neste projeto, o vereador explica que os alunos atuariam como parceiros e incentivadores do reflorestamento, “despertando desde cedo a consciência ecológica e incentivando suas famílias a participarem do plantio das mudas”.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal