Ribeirão busca informações sobre novas regras de estágio
Vereador pede ao Centro de Integração Empresa e Escola cartilhas explicativas sobre as mudanças
Publicado em: 19 de maio de 2009
Vereador pede ao Centro de Integração Empresa e Escola cartilhas explicativas sobre as mudanças
Para obter informações sobre as novas regras relacionadas ao estágio de estudantes universitários e do ensino médio nas empresas paulistas, o presidente da Câmara, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” está solicitando ao presidente executivo do Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), Luiz Gonzaga Bertelli, material para ser divulgado nas empresas locais.
Ribeirão pede ainda o apoio dos presidentes da Acit, Sincovat e GET para repasse desse material às empresas filiadas. “Nossa proposta é ampliar o acesso dos jovens ao mercado de trabalho, dando oportunidades de trabalho e de qualificação profissional”, explica.
Criado a 45 anos por empresários e professores, o Centro de Integração Empresa e Escola (CIEE), através de programas, possibilita aos jovens estudantes do ensino médio e ensino universitário uma formação integral, facilitando o acesso dos mesmos ao mercado de trabalho por meio de treinamentos e programas de estágios.
Hoje, o CIEE já encaminhou para estágio nas empresas brasileiras mais de 8 milhões de estudantes através de suas mais de 250 unidades de operação, em parceria com milhares de empresas. Tupã conta com uma unidade do CIEE.
“Atualmente, mais de 300 mil jovens estudantes recebem bolsas-auxílio do CIEE em todo país, bem como uma grande parcela destes jovens estão inseridos no mercado de trabalho, recebendo bolsa-auxílio de empresas, como em nossa cidade”, ressalta Ribeirão.
Acessa Escola
Ribeirão também encaminhou indicação ao governador do Estado, José Serra, solicitando a implantação em Tupã do programa Acessa Escola, desenvolvido pelas secretarias de Estado da Educação e de Gestão Pública, sob a coordenação da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), cujo objetivo é promover a inclusão digital e social dos alunos, professores e funcionários das escolas da rede pública estadual.
Por meio da Internet, o programa possibilita aos usuários o acesso às tecnologias da informação e comunicação para a construção do conhecimento e do fortalecimento social da equipe escolar. “Com o acesso à internet, alunos, professores e pais dispõem hoje de um espaço virtual inesgotável de pesquisa, de oferta de serviços e de possibilidades de trocas”, observa.
Entre os objetivos do programa, estão a criação e o fortalecimento de uma rede de professores e a potencialização do uso da infra-estrutura física e dos equipamentos existentes na escola.
Conforme explica o vereador, a sala do programa Acessa Escola é um espaço de aprendizado e interação, que funciona durante o horário escolar. Os computadores são de uso livre e gratuito e podem utilizar o computador por trinta minutos, retornando ao final da fila de espera para acessar novamente a rede por mais meia hora.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email