Vereador quer programa social para distribuir leite aos idosos

Publicado em: 13 de maio de 2009

O vereador Valmir Zoratto (PTB) apresentou indicação ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes solicitando estudos para criação de um programa de distribuição gratuita de leite aos idosos. A proposta visa atingir especialmente os idosos carentes que utilizam medicação contínua.

“Nossa finalidade é melhorar a saúde nutricional e orçamentária da população idosa da nossa cidade, complementando com o leite sua alimentação”, explica Zoratto.

O vereador cita ainda o fato de que a maioria dos idosos gasta grande parte do que ganha na compra de remédios, acabando por se alimentar de forma inadequada, prejudicando sua saúde, daí a importância deste programa.

O leite é a melhor fonte de cálcio para o organismo, que é importante para a formação de ossos e dentes, para a coagulação sanguinea e na regulação dos batimentos cardíacos. Sua carência provoca o raquitismo (fragilidade dos ossos), ocasionando fraturas com maior facilidade. Além disso, o leite é rico em proteínas de alto valor biológico, ou seja, de fácil absorção pelo organismo.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal