Saúde entrega equipamentos de ginástica localizada

Materiais serão utilizados no projeto de controle de doenças crônicas Viver Bem em Movimento, realizado em todas as unidades de saúde

Publicado em: 04 de maio de 2009

Apesar da manhã chuvosa, alunas do grupo de caminhadas do projeto Viver Bem em Movimento participaram da entrega de equipamentos para ginástica localizada, uma reivindicação dessas mulheres que aprenderam a exercitar o corpo para prevenir doenças como diabetes e hipertensão.

O projeto desenvolvido pela Secretaria de Saúde com apoio da Secretaria de Esportes e associações de bairros, cujo objetivo é promover o controle de doenças crônicas não transmissíveis e incentivar pessoas saudáveis a se exercitarem, passará a ser desenvolvido em todas as unidades de saúde, inclusive nos distritos, graças a indicação da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV), que solicitou a ampliação do projeto de ginástica localizada para o secretário Antônio Brito.

A entrega dos materiais ocorreu na AMAE ao lado da Unidade de Saúde Dr. Edmundo Vieira Prado, na Vila Formosa, e reuniu o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, o secretário de Saúde Antônio Brito, a vereadora Dra. Lucília Donadelli, a coordenadora do Projeto Saúde da Família, Joselaine Cristina Pio Rocha, representantes de associações de bairros e funcionários da Secretaria de Saúde.

Com a aquisição desses materiais, que inclui tornozeleiras, pesos de mão (alteres), colchonetes e bastão, o projeto que era apenas de caminhadas contará com aulas de ginástica localizada supervisionadas pela educadora física Gláucia Ferrara, que coordena esse projeto nas unidades de saúde. Ela explicou que os equipamentos foram comprados com verba federal de R$ 52.643 destinada às ações de prevenção e controle de doenças crônicas.

“Em nome das nossas 42 alunas, quero agradecer o prefeito Waldemir e ao nosso secretário Brito pelo apoio aos nossos projetos, à secretária de Cultura Aracelis, que cedeu as AMAEs para realizarmos as aulas, e a Dra. Lucília, pelo incentivo à ampliação do projeto, que além das caminhadas passará a contar com a ginástica localizada”, observou Gláucia.

O secretário Antônio Brito falou da extensão do projeto e lembrou das parcerias com a Secretaria de Esportes, que liberou o espaço das AMAEs para as aulas, e as associações de bairros, que também cederam locais nas regiões onde as unidades de saúde não dispõem de espaço.

“Nossa preocupação é promover a qualidade de vida da nossa população, através da prevenção e do controle de doenças crônicas. Mas mesmo quem não é hipertenso, nem sofre de diabetes, pode e deve participar das aulas”, incentivou.

A vereadora Dra. Lucília, que atende no PSF da Vila Formosa, conhece o projeto desde o início e sabia da necessidade de ampliar sua atuação. Ela agradeceu ao prefeito Waldemir pelo apoio às ações em prol da saúde do município e disse que sua indicação já é uma realidade. “O exercício físico é importante para a prevenção de doenças e para melhorar a qualidade de vida. Espero que esses equipamentos sejam amplamente utilizados”, disse.

A aposentada Hilda Fernandes é testemunha dos benefícios promovidos pelo exercício físico. Aluna do projeto, ela conta que renasceu depois de começar a caminhar todos os dias. “Eu tinha depressão profunda, pressão alta e depois que comecei a exercitar nunca mais tomei remédio para a pressão. A depressão também foi embora”, conta, empolgada, a senhora de 67 anos, há seis anos se exercitando.

Prefeito Waldemir elogiou o trabalho da equipe do programa Saúde da Família e parabenizou a vereadora Dra. Lucília pelo incentivo às ações de promoção à saúde no município.

O chefe do executivo ressaltou a importância dos exercícios físicos na prevenção de doenças crônicas e lembrou que é preciso aumentar a prevenção para diminuir a internação, que é mais dolorida e cara. “Parabéns aos profissionais da saúde que fazem parte deste projeto, que ajuda as pessoas a viverem mais felizes e com mais saúde”, observou.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal