Aprovado recursos para o campeonato estadual de truco em Tupã
Vereador Valdir de Oliveira reivindicou recursos ao governo do Estado para que etapa seja realizada no município de 18 a 19 de setembro
Publicado em: 01 de junho de 2010
Vereador Valdir de Oliveira reivindicou recursos ao governo do Estado para que etapa seja realizada no município de 18 a 19 de setembro
A Câmara aprovou na sessão de segunda (31) Projeto de Lei 29/2010, do Executivo, que autoriza o município celebrar convênio com a Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Turismo para sediar o 34º Campeonato Estadual de Truco.
O convênio é resultado do trabalho iniciado ainda no ano passado pelo vereador Valdir de Oliveira (PDT), que reivindicou à secretaria estadual recursos para que o município pudesse sediar o evento devido à tradição que Tupã tem neste esporte.
“Nossa cidade participa do evento desde 1976, sendo que nos últimos 25 anos a participação tupãense tem sido feita de forma contínua e sempre com o apoio do poder público municipal”, observa Valdir, que comemora a conquista dos recursos e aproveita para agradecer o apoio do prefeito Waldemir, que autorizou o município a se candidatar na Secretaria de Estado do Esporte para sediar o 34º Campeonato Paulista de Truco, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de setembro.
Para justificar a candidatura do município, vereador Valdir destacou a existência de uma cultura do truco em Tupã, que dispõe de locais adequados e amplos para a prática desta atividade de lazer. Com a realização da etapa estadual na cidade, a administração espera receber superar as mais de mil duplas que costumam participar do evento, devido sua localização privilegiada na Alta Paulista.
Promovido pela Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo desde 1976, o Campeonato Estadual de Truco tem como sede a capital paulista, mas é realizado também em algumas cidades do interior.
Em 2009 três duplas de Tupã se classificaram entre as 900 iniciais, com destaque para Alessandro e Artur, que ficaram em 4º lugar. Todos os anos ao menos uma dupla se destaca no campeonato, chegando à fase final, como em 1991, quando a dupla formada por Major Osmar e Canhoteiro conquistou o 3º lugar.
“Além das duplas que participam constantemente, temos muitos praticantes do truco em nossa cidade, que deverá aumentar com a realização do campeonato em setembro”, ressalta o vereador, que é bastante ligado ao universo do troco por causa dos inúmeros amigos que praticam essa atividade.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email