Ribeirão reivindica novos cursos do Senai para Tupã

Vereador solicita cursos de comando elétrico nas áreas industrial e de instalação

Publicado em: 16 de abril de 2010

Com o término em junho dos cursos de eletricista, a cidade poderá receber novos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Senai. Para isto, o presidente da Câmara, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” (PP), está trabalhando junto ao prefeito Waldemir para viabilizar cursos de comando elétrico nas áreas industrial e de instalação.

“Novamente esses cursos serão gratuitos à população, com carga horária de 120 horas e voltados para a formação de mão-de-obra especializada, que volto a dizer, é o único meio de inserção no mercado de trabalho, já que o setor produtivo carece de profissionais especializados em diversas áreas”, explica Ribeirão.

O presidente do legislativo tem razão quando alerta para a necessidade de qualificação profissional. Em 2007, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulgou estudo que constatou que apenas 18% dos desempregados brasileiros têm os requisitos necessários para serem absorvidos pelo mercado de mão-de-obra especializada, o que impede 7,4 milhões de brasileiros de conseguir emprego.

Justamente para ajudar a mudar em Tupã e microrregião essa realidade que afeta todo o país Ribeirão tenta viabilizar junto à administração do Senai esses novos cursos. “O empregador precisa do empregado qualificado, mas muitas vezes não o encontra, apesar de haver tanto trabalhador desempregado. Isso ocorre justamente pela falta de qualificação, um problema que projetos como a Unidade Móvel do Senai ajudam a amenizar com a oferta de cursos gratuitos de formação profissional”, observa.

Foi através do trabalho do vereador neste sentido que a cidade está recebendo até junho a Unidade Móvel instalada na Praça da Bandeira com cursos de eletricista e auxiliar de eletricista. Sessenta alunos, divididos em duas turmas, estão participando das aulas. “Estamos trabalhando em conjunto com a administração municipal para garantir cada vez mais cursos profissionalizantes gratuitos para a nossa população”, diz Ribeirão.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal