Telma Tulim busca unidade do CEAMA para Tupã

Centro de Assistência Médico Ambulatorial presta atendimento aos servidores públicos estaduais e seus dependentes

Publicado em: 17 de novembro de 2010

Reivindicação antiga do município, a implantação de um Centro de Assistência Médico Ambulatorial (CEAMA) está sendo pleiteada pela vereadora Telma Tulim (PSDB), que formalizou pedido ao superintendente do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), Latif Abrão Junior, em atendimento às inúmeras solicitações dos servidores estaduais de Tupã.

A própria vereadora, durante seu primeiro mandato, lutou para viabilizar a instalação de uma unidade nos mesmos moldes do CEAMA existente em Marília, cuja finalidade é melhorar a assistência médica-hospitalar aos servidores públicos estaduais e seus dependentes.

“O CEAMA oferece assistência aos usuários de sua região administrativa e tem como principais atribuições orientar e encaminhar os usuários aos serviços médicos existentes na região, fazer cadastro de usuários e emitir guias para atendimento médico em hospitais públicos da cidade e região. A unidade é uma reivindicação antiga dos servidores estaduais da nossa cidade e em atenção a eles, estamos novamente pleiteando esse benefício junto ao Iasmpe, que administra o CEAMA”, explica Telma Tulim.

Criado em 9 de julho de 1961, o Iamspe atende funcionários públicos estaduais e seus dependentes e é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde, sendo mantido pelo desconto de 2% em holerite do funcionalismo público estadual.

Para que até 90% dos usuários do Iamspe do Estado fossem atendidos em nível ambulatorial e de internação nos próprios municípios onde residem, foi criado o Decam (Departamento de Convênios e Assistência Médica), cuja diretoria é subordinada ao Instituto. Sua missão é promover a descentralização dos serviços na capital, na grande São Paulo e no interior. O Decam coordena as atividades dos 21 Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceama) que funcionam nas cidades do interior.

Publicado por: Andréia Simões