Telma Tulim sugere programa de incentivo ao voluntariado

Centro de Voluntariado promoveria a educação para o exercício consciente da solidariedade no município

Publicado em: 22 de novembro de 2010

Tupã sempre foi destaque quando o assunto é voluntariado. “Temos uma rede de voluntariados de dar inveja a outros municípios, com pessoas que se doam de coração, mas sabemos que existe ainda muita gente com vontade de ajudar e sem saber como”, observa a vereadora Telma Tulim (PSDB).

E é justamente para auxiliar essas pessoas que a vereadora está propondo ao prefeito Waldemir e à secretária de Assistência Social do município, Neusa Assad Gonçalves, a implantação de programa de incentivo ao voluntariado em Tupã, através da criação de um Centro de Voluntariado.

O Centro de Voluntariado tem como missão incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário, mobilizando as pessoas que querem fazer um trabalho voluntário, e quando for o caso, fazendo a ponte com as organizações sociais que precisam de voluntários para a melhoria da qualidade de vida da cidade onde está localizado. É um instrumento de promoção e de fortalecimento do voluntariado para a melhoria da qualidade de vida na cidade ou região.

“O trabalho voluntário não é uma coisa simples, por isso estamos propondo a criação de um centro de treinamento de voluntários, a exemplo do implantado pelo hospital Emílio Ribas, onde as pessoas passam por um curso para aprender como ser útil dentro de um ambiente hospitalar. Precisamos instruir o trabalho voluntário para que ele possa ser mais bem aproveitado”, afirma Telma Tulim.

A vereadora explica que esses centros sabem reconhecer as habilidades, interesses, tempo e energia que os voluntários têm para oferecer, assegurando o treinamento apropriado e mostrando reconhecimento pelo esforço. Além disso, proporciona oportunidades para que as pessoas façam contato, aprendam novas habilidades, ganhem novas experiências de trabalho e aumentem sua auto-estima, melhorando sua saúde e sua vida.

“Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade. Em Tupã sabemos que já existe uma grande mobilização de pessoas que exercem o trabalho voluntário e acreditamos que o Centro de Voluntariado irá engrandecer ainda mais esse trabalho”, observa.

Publicado por: Andréia Simões