Tupã terá curso de aprendizagem em soldador pela Escola Senai

Ribeirão e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Laércio Rodrigues, visitaram escola de Pompéia, que funcionará na Fundação Shunji Nishimura

Publicado em: 07 de janeiro de 2011

A Escola Senai de Tupã contará neste ano com mais um curso, o de Aprendizagem Industrial em Soldador Mecânico. A Prefeitura já comprou os equipamentos e autorizou os investimentos para instalação do curso. A previsão, segundo o vereador Ribeirão, é de que o curso seja iniciado ainda neste semestre.

Justamente para agilizar a implantação do curso, Ribeirão e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Laércio dos Santos, visitaram, a convite dos coordenadores da Escola Senai, região de Marília, Paulo Wesley e Emerson da Silva Santos, as futuras instalações do curso de Aprendizagem em Soldador que funcionará na Fundação Shunji Nishimura em Pompéia em parceria com a Prefeitura local. 

“Na realidade esse curso já era para estar funcionando em Tupã, pois a Prefeitura já adquiriu todo o maquinário e os equipamentos para implantação do curso. Por isso, a convite do Senai e do diretor da Fundação Nishimura, Massayuki Sakuno, viemos conhecer as instalações da unidade de Pompéia, que deve iniciar suas atividades no segundo semestre deste ano e buscar informações sobre a maneira correta de adequar o prédio às necessidades do curso”, explicou o vereador.

O curso de aprendizagem em soldador prepara o aluno para selecionar materiais, equipamentos e consumíveis e realizar processos de soldagem, sob a supervisão de um especialista, de acordo com normas técnicas de segurança e meio ambiente. Em Tupã, o curso será voltado para trabalhadores entre 18 e 24 anos e terá a função de atender demanda por profissionais que atuam nas áreas de metalmecânica, metalúrgica e serralheria. 

Segundo Paulo Wesley, do Senai, a região é bastante carente por esses profissionais. Ainda de acordo com ele, as máquinas já foram adquiridas pela Prefeitura e atualmente a unidade local encontra-se em processo de adequação e implantação do sistema de exaustão e da parte elétrica do prédio.

Para o vereador Ribeirão, idealizador da Escola Senai de Tupã e grande batalhador pela implantação de cursos de qualificação profissional, o mercado de trabalho necessita com urgência de profissionais na área de metalmecânica e por isso cabe ao poder público preencher essa lacuna.

Ele observa que muitas empresas de Tupã necessitam desses profissionais e ao mesmo tempo muitos trabalhadores estão desempregados por não terem qualificação. “Precisamos mudar isso, juntando essas duas pontas”.

Sobre a visita a Pompéia, Ribeirão agradeceu o convite do Senai e elogiou a postura da Fundação Nishimura, que na sua opinião é um exemplo para o país. “Essa é uma fundação que funciona, pois está preocupada com a formação profissional do cidadão. Assim, por meio de parcerias, a fundação já trouxe uma unidade da Fatec, através do curso de Mecanização em Agricultura de Precisão, e ainda a Escola Senai, e tudo gratuito para a população. Isso é exemplo de responsabilidade social”, elogiou.
 


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!