Praça dos 500 anos poderá ser um local para a realização de feiras e eventos em Tupã.

O vereador Antônio Alves de Sousa , através de indicação junto ao Prefeito Municipal Waldemir Gonçalves Lopes , está solicitando a implantação de barracas que fiquem instaladas de forma fixa na Praça dos 500 anos em Tupã .

Publicado em: 14 de março de 2011

O vereador Antônio Alves de Sousa , através de indicação junto ao Prefeito Municipal Waldemir Gonçalves Lopes , está solicitando a implantação de barracas que fiquem instaladas de forma fixa na Praça dos 500 anos em Tupã para que tais dependências sejam utilizadas pelas feiras livres, para que os feirantes tenham um local fixo e permanente, e também para realizações de outros eventos, dentre estes, a Semana da Solidariedade, a Nipon Fest e outros.
            Esses eventos vem sendo realizados atualmente na Praça da Bandeira onde normalmente são montadas estruturas para comportar esses eventos. Mais do outro lado esses eventos estão crescendo e consequentemente seu público. Esses eventos realizados na Praça da Bandeira causa em algumas situações desconforto para a população , já que o local é “ adaptado” para a realização de eventos. A constância com que estes eventos são realizados causa problemas e desconforto aos participantes das cerimônias religiosas da Matriz de São Pedro, dentre estes de som, de estacionamento, de deslocamento de cortejos fúnebres ou de procissões.
            Uma outra área utilizada para a realização de feiras é a rua Aimorés que apesar de sua tradição causa alguns transtornos aos motoristas que necessitam trafegar naquele região nos finais de semana.
            Uma outra questão levantada é a instalação de barracas e equipamentos, que danifica a pavimentação; deixa expostos fios e canos o que, mesmo com zelo que se tem verificado, não deixa de ser um risco à segurança das pessoas. Em contra-partida a implantação de estruturas permanentes num local amplo, onde se possa oferecer mais conforto e segurança ao público, resultará, por certo, em inúmeras vantagens tanto para os freqüentadores quanto para os seus promotores ou feirantes.
             Essa área seria feita acompanhando o novo projeto de revitalização da Feira que está sendo executado e que terá sua entrega prevista em abril em Brasília. Vale lembrar que está Feira da Torre é realizada em Brasília, desde 1970 oferecendo  iguarias como o adorável pastel com caldo de cana, pamonhas e até comida baiana, por preços populares.

Na feira, pode-se encontrar barracas de artesanato, móveis , bijouterias e roupas, entre outras coisas.  Existe um projeto de revitalização da feira da torre que inclui boxes permanentes, cobertura retrátil (vale lembrar que a feira é ao ar livre), a transformação do aglomerado de barracas de comida numa praça de alimentação , além de novos banheiros .
Para a realização desse projeto o vereador Ribeirão solicita ao Prefeito Municipal que entre em contato  com a empresa Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (NOVACAP),que implantou as barracas da Praça da Torre de TV, para obter as necessárias informações sobre todo o processo de implantação das mesmas.
          A cidade de Tupã que têm seu título de  Estância Turística ,comportaria uma área destinada somente para esses eventos oferecendo uma grande estrutura com barracas , sanitários , além de todos os recursos necessários para a realização de vários eventos atendendo vários setores da sociedade .
GLÁUCIO TOLENTINO
ASSESSORIA CÃMARA MUNICIPAL DE TUPÃ.

Publicado por: Gláucio Tolentino