Dra. Lucília solicita isenção para estacionamento “Zona Azul” aos doadores de sangue

Dra. Lucilia solicita ao prefeito Prof. Waldemir e ao Presidente da Legião Mirim, Gustavo Botteon, que implantem a isenção de taxas para estacionamento da “Zona Azul” aos doadoeres de sangue

Publicado em: 04 de abril de 2011

Através de indicação apresentada a Câmara Municipal, a vereadora Dra. Lucilia Donadelli solicita ao prefeito Prof. Waldemir e ao Presidente da Legião Mirim, Gustavo Botteon, que viabilizem estudos afim de que seja implantado a isenção de taxas para estacionamento da “Zona Azul” em nosso município aos doadores de sangue.

Em sua justificativa a vereadora diz que a indicação vem de acordo com a solicitação de munícipes, os quais estes são doadores de sangue e como forma de incentivo já que a cidade possuí dois bancos de sangue, será feito um trabalho no qual ao se tornarem doadores devidamente cadastrados, recebem o cartão e ao utilizarem as vagas poderão apresentar o mesmo tornando-os isentos da taxa. “Muitas vezes nos deparamos com situações nas quais seja um parente, amigo, criança ou até mesmo um desconhecido que precisa de sangue e com este ato podemos contribuir e salvar vidas”, enfatiza a vereadora.

TRIBUNA - Durante a sessão da última segunda feira a vereadora foi a       tribuna falar sobre a indicação, reiterando a importância da propositura e solicitando empenho para que sua idéia seja colocada em prática. Da tribuna o discurso da vereadora foi o seguinte:
“Esta indicação trata-se de procurar da um incentivo aos doadores de sangue. Nunca é demais falarmos da importância da doação de sangue que salva vida. “Sangue, você pode precisar um dia!”. De acordo com reportagem do Jornal Diário de 25 de março último, houve uma diminuição de doação de sangue no banco de sangue da Santa Casa nos meses de fevereiro e março comparando-se ao mês de janeiro. Segundo a biomédica do banco de sangue da Santa Casa de Tupã, em janeiro deste ano foram feitas 282 coletas, já em fevereiro, o movimento diminuiu para 222, e em março apenas 162 coletas. Em março do ano passado foram do ano passado foram feitas 274 coletas. Diante disso estima-se que o estoque deverá continuar em baixa até o mês de abril.
Para quem não sabe, a doação de sangue pode ser feita por qualquer pessoa que apresenta boa saúde e tenha entre 18 e 65 anos.
Além da queda no volume de doações, o banco de sangue também sofre pela falta de doadores de sangue tipo “O” Rh negativo, este tipo de sangue está presente em apenas 35% da população, sendo portanto difícil de ser encontrado. A pessoa portadora deste tipo de sangue pode doar seu sangue para todas, mas só pode receber transfusão se for do mesmo tipo. O tempo gasto para doar sangue é de cerca de 30 a 40 minutos entre entrevista e coleta, sendo que a coleta em si cerca de 10 minutos. O material coletado é encaminhado ao hemocentro de Marília para realização de exames sorológicos, sendo assim o doador fica sabendo se está tudo bem com sua saúde. Os requisitos básicos para a doação de sangue são: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 kg. As mulheres podem doar sangue cerca de 3 vezes ao ano e os homens 4 vezes ao ano. O Banco de Sangue da Santa Casa localiza-se à Rua Manoel Ferreira Damião, nº 444, ao lado do pronto socorro e funciona de segunda à sexta-feira das 7h30min à 12horas. Nunca é demais falarmos da importância da doação de sangue espero que os meus caros colegas vereadores aprovem esta indicação.Muito Obrigada!”.
Rogério Silva

Assessoria Parlamentar