Vereadora Telma Tulim volta a reivindicar inclusão de Tupã no Plano Estadual para Pessoa Idosa

A vereadora Telma Tulim voltou a reivindicar a inclusão de Tupã no Plano Estadual para a Pessoa Idosa, denominado Futuridade.

Publicado em: 08 de abril de 2011

A vereadora Telma Tulim voltou a reivindicar ao governador Geraldo Alckmin e ao secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Paulo Alexandre Barbosa, a inclusão de Tupã no Plano Estadual para a Pessoa Idosa, denominado Futuridade. O objetivo é fortalecer a rede de atenção à pessoa idosa e promover a qualidade de vida dessa população, principalmente a que se encontra em situação de vulnerabilidade.
Segundo a vereadora Telma Tulim, o Futuridade foi criado para fazer frente aos desafios do crescente envelhecimento da população paulista. “Os números são expressivos e as projeções indicam que o número de idosos será cada vez maior. Dados da Fundação SEADE (Sistema Estadual de Análise de Dados) indicam que o Estado de São Paulo possui 4,3 milhões de idosos. Deste total, 1,9 milhão é composto por pessoas com mais de 70 anos. Em 2020, teremos 7,1 milhões de idosos no Estado, sendo que, deste total, 2,9 milhões serão pessoas com mais de 70 anos”, analisa.
O Futuridade atua em dois eixos principais: o fortalecimento das estruturas municipais, incentivando a criação de uma rede de atenção à pessoa idosa e desenvolvendo ações e serviços direcionados a esse público; e a criação de projetos na área da educação, incluindo o tema do envelhecimento no currículo de todas as escolas do estado e ampliando a inclusão digital.
Para a vereadora Telma, é preciso assegurar melhores condições de vida à população idosa. “O Futuridade possibilitará a articulação e integração das secretarias e órgãos públicos estaduais, prefeitura e sociedade civil, sensibilizando e instrumentalizando os gestores para que haja o fortalecimento e a expansão das ações voltadas à promoção do envelhecimento ativo no Estado de São Paulo”, explica.
Ao viabilizar a inclusão de Tupã no Futuridade, a vereadora Telma observa que será possível a promoção de campanhas educativas que dêem visibilidade ao acelerado processo de envelhecimento e as necessidades da população idosa. O plano proporcionará ainda a formação permanente de profissionais que atuam junto à população idosa enfocando as múltiplas dimensões do envelhecimento e os direitos do cidadão idoso, além de estimular a discussão do envelhecimento no espaço escolar, ampliando-o para o ambiente da família e da comunidade.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa