Vereador Danilo solicita estudos para implantação do Programa Municipal de Saúde Vocal e Auditivo

O vereador Danilo Aguillar Filho solicitou a realização de estudos visando à possibilidade de implantar o Programa Municipal de Saúde Vocal e Auditivo.

Publicado em: 08 de abril de 2011

O vereador Danilo Aguillar Filho solicitou ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes a realização de estudos visando à possibilidade de implantar o Programa Municipal de Saúde Vocal e Auditivo. O objetivo é atender os professores e integrantes do quadro do magistério da rede pública municipal de ensino. A indicação foi aprovada pelos vereadores na sessão do dia 4 de abril.
Para o vereador Danilo, o programa seria uma forma de prevenir eventuais problemas de disfonia em professores da rede municipal de ensino, comuns em profissionais dessa área, devido a complicações nas cordas vocais. “Disfonia que significa alteração da capacidade de fonação, isto é, da produção da voz, pode compreender rouquidão, afonia e disfonia propriamente dita. Essa patologia está relacionada com o esforço da voz e apresenta elevada prevalência entre os professores, uma vez que as condições de uso vocal no exercício de sua profissão são, em grande parte, inadequadas”, explica.
Apesar da intensa demanda vocal a que são submetidos, o vereador Danilo ressalta que, na maioria das vezes, os educadores não recebem orientações sobre o uso vocal adequado. “Com a orientação de fonoaudiólogos e o acesso ao tratamento, haverá a melhoria da qualidade de vida do profissional e de seu rendimento, beneficiando-se também os alunos”, defende o vereador.
O vereador Danilo observa que a saúde da voz do docente depende de fatores individuais, relacionados com os aspectos orgânicos e emocionais do professor, além de fatores ligados ao ambiente (ruído, limpeza, umidade, número de alunos, dimensões da sala de aula) onde a docência é desenvolvida. “A voz do professor é seu principal instrumento de trabalho, e a educação é uma atividade de extrema relevância social, fatos que justificam os esforços para melhorar a qualidade do trabalho dessa classe profissional”, comenta.
Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa