Ribeirão agradece prefeito por trazer Escola Móvel do Senai

Vereador solicitou vinda da unidade móvel para a cidade

Publicado em: 22 de março de 2010

Vereador solicitou vinda da unidade móvel para a cidade


Desde a última segunda (15) a Escola Móvel do Senai estacionou sua carreta na Praça da Matriz para ministrar gratuitamente cursos de Auxiliar de Eletricista e Eletricista Instalador.

Esta é a primeira vez que a unidade móvel do Senai realiza cursos de eletroeletrônica na cidade, graças ao trabalho do presidente da Câmara Municipal, Ribeirão, que compareceu na Escola Móvel para saudar os alunos. Como conselheiro da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) na região, o vereador tem trabalhado para trazer cada vez mais cursos gratuitos de qualificação profissional para a cidade.

“O empregador precisa do empregado qualificado, o que muitas vezes não encontra, apesar de haver tanto trabalhador desempregado. Isso ocorre justamente pela falta de qualificação”, defende Ribeirão, que aproveita para agradecer o prefeito Waldemir por atender indicação sua e firmar parceria com o Senai para viabilizar a carreta com os cursos para a cidade.

A Escola Móvel está oferecendo 48 vagas para o curso de Auxiliar de Eletricista, distribuídas em quatro turmas com carga horária de 40 horas e aulas no período da tarde, das 13 às 17 horas. Para o curso de Eletricista Instalador são apenas 12 vagas, com carga horária de 160 horas e aulas à noite, das 18 às 22 horas. A carreta permanece na cidade até o dia 7 de julho.

As aulas estão sendo ministradas pelo instrutor do Senai Fernando Pompeu, que revelou que as duas profissões são rapidamente absorvidas pelo mercado de trabalho. “Na realidade, o mercado de trabalho necessita de gente qualificada em qualquer área”, afirmou.

Qualificação para retornar ao mercado de trabalho é justamente o que espera o aluno do curso de Auxiliar de Eletricista, Laércio Rodrigues. Desempregado apenas há um mês, ele viu na Escola Senai uma oportunidade para se especializar e voltar rapidamente ao trabalho.

“É a primeira vez que frequento um curso de qualificação profissional e estou achando as aulas excelentes. É uma oportunidade de conquistar uma profissão e voltar a trabalhar”, observou.

O curso também foi aprovado pelo aluno mais jovem da turma do curso de Auxiliar de Eletricista, Wesley Antônio da Silva, de 15 anos. Morador em Arco-Íris, ele concilia o curso com as aulas de Torneiro Mecânico da Escola Técnica do Senai, que ele frequenta no período da manhã, e com o segundo ano do ensino médio à noite. “É puxado, mas eu quero sair daqui com duas profissões para pagar minha faculdade”, diz o esforçado aluno.

São para pessoas como Wesley e Laércio e tantos outros jovens e trabalhadores, que buscam na qualificação profissional uma oportunidade para ingressar no mercado de trabalho e para melhorar de vida, que projetos como o da Escola Móvel do Senai são dirigidos.

“Estamos trabalhando em conjunto com a administração municipal para garantir cada vez mais cursos profissionalizantes gratuitos para nossa população”, disse o vereador Ribeirão, que também solicitou ao Senai cursos de Preparador de Tela para Serigrafia e Impressor de Serigrafia.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!