“Ribeirão” destaca trabalho dos vereadores na busca de recursos para Tupã

Vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, destaca o trabalho dos vereadores na busca de recursos para o município.

Publicado em: 26 de abril de 2011

O empenho dos vereadores da Câmara Municipal para conseguir recursos na esfera estadual e federal tem possibilitado investimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social, infra-estrutura e segurança. Para ser ter uma idéia, na sessão da última segunda-feira, os vereadores receberam quatro projetos de lei, encaminhados pelo Poder Executivo, para abertura de crédito adicional. Juntas, as propostas somavam mais de R$ 800 mil vindos do governo federal.
Durante a sessão, o vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, usou a tribuna para destacar o trabalho dos vereadores na busca de recursos para o município. “No final do ano passado, nós estivemos em Brasília, onde solicitamos ao deputado federal Cândido Vaccarezza que nos ajudasse na liberação de recursos do governo federal, especialmente na liberação dos recursos anunciados por deputados que não foram eleitos. Hoje, temos quatro projetos de lei do prefeito pedindo suplementação de verbas. Os resultados são visíveis e reais”, observou.
“Ribeirão” enfatizou que os vereadores estão trabalhando para que os recursos sejam liberados. Além disso, os parlamentares também reivindicaram novos investimentos para Tupã. “O importante não é a cor partidária. O importante é trabalhar para a sociedade. Vamos continuar buscando recursos para Tupã”, disse.
Enquanto diversos municípios enfrentam dificuldades para liberação de recursos, “Ribeirão” observou que Tupã tem conquistado investimentos no governo federal através do deputado federal Cândido Vaccarezza.
“Ribeirão” citou também a construção do Museu do Tropeiro, no prédio da antiga estação ferroviária, investimento pleiteado na esfera federal pelo vereador Valdir de Oliveira Mendes. No mês passado, a Câmara Municipal aprovou a abertura de crédito adicional especial no valor de R$ 449 mil, para as obras de construção das dependências físicas do Museu do Tropeiro de Tupã, com recursos repassados pelo Ministério de Estado do Turismo.

Projetos

O projeto de lei 14/2011 prevê a abertura de crédito especial de R$ 320 mil para obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (PAS) “Dr. Edmundo Vieira Prado”, no Jardim Ideal. O município receberá R$ 290 mil do governo federal, por meio do Ministério da Saúde. A vereadora Lucília Donadelli indicou a realização das melhorias na unidade e conseguiu recursos. Já o vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha Fresneda”, intercedeu pela liberação dessa verba.
O projeto de lei 15/2011 visa à autorização de abertura de crédito no valor de R$ 110 mil para a execução de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (PAS) “Dr. Francisco Spadaro Júnior”, na Vila Abarca. O governo federal, através do Ministério da Saúde, repassará R$ 100 mil. O município terá contrapartida de R$ 10 mil.
O projeto de lei 16/2011 busca a autorização de crédito adicional de R$ 200 mil para a execução das obras de construção de dependências físicas para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O crédito será coberto com o repasse de recursos conveniados com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).
Outra proposta prevê a execução das obras de revitalização da Praça da Bandeira. O projeto de lei 17/2011 visa à abertura de crédito adicional especial de R$ 318 mil. O governo federal, por meio do Ministério de Estado do Turismo, repassará R$ 292.500,00 ao município. A contrapartida da Prefeitura será de R$ 25.500,00.
Os quatro projetos foram lidos e encaminhados às comissões do Legislativo. Na última segunda-feira, os vereadores aprovaram o projeto de lei 11/2011 que autoriza a abertura de crédito adicional de R$ 195 mil para a execução das obras de recapeamento de trecho da Avenida Tabajaras, no trecho compreendido entre a Rua Mandaguaris e Rua Aimorés. A obra será executada com recursos repassados pelo Ministério de Estado do Turismo.

Recursos

A liberação de recursos não é uma tarefa fácil. Os deputados têm emendas parlamentares para destinarem recursos aos municípios. Mesmo empenhado, muitas vezes, os recursos não são liberados pelo poder público. A liberação do dinheiro depende do orçamento do governo, articulação política e projetos adequados desenvolvidos pelo município.
            Segundo “Ribeirão”, as verbas destinadas a Tupã estão vindo por meio do trabalho dos vereadores. “Existem vereadores trabalhando para a liberação dos recursos”, citou.
            No final de 2010, o vereador “Ribeirão”, o vereador Luis Carlos Sanches, o vereador “Ninha Fresneda” e Thiago Santos, assessor do deputado federal Cândido Vaccarezza, estiveram em Brasília, onde solicitaram empenho de Vaccarezza pela liberação das verbas destinadas a Tupã.
            Além da articulação dos vereadores, a Prefeitura de Tupã tem elaborado projetos adequados e isso facilita a liberação dos recursos.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa