Vereadora Telma defende adesão ao Projovem Adolescente

A vereadora Telma Tulim defende assinatura do termo de adesão do município ao programa Projovem Adolescente.

Publicado em: 26 de abril de 2011

Com o objetivo de criar condições para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional, a vereadora Telma Tulim solicitou, por meio de indicação, que a Prefeitura de Tupã realize estudos, visando à assinatura do termo de adesão do município ao programa Projovem Adolescente, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O projeto é um dos quatro eixos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, lançado em setembro de 2007 pelo governo federal.
Segundo a vereadora Telma Tulim, a coordenação do ProJovem Adolescente, programa destinado a jovens de 15 a 17 anos pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família ou em situação de risco social, será de responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Este programa é uma reformulação do Agente Jovem, tomando como referência os resultados da pesquisa realizada em 2006, bem como as diretrizes das políticas de juventude e de assistência social. O novo serviço busca preservar os aspectos positivos detectados pela pesquisa e enfrentar seus principais desafios”, explica.
O Projovem Adolescente integra serviço e transferência de renda, exigindo esforço de integração de todos os gestores (municipais, estaduais e federal). Os objetivos são fortalecer a família e os vínculos familiares e sociais. O serviço deve ser ofertado no território de abrangência do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O trabalho com as famílias dos jovens será de responsabilidade dos técnicos do CRAS, assim como o acompanhamento de famílias em descumprimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família.
Além de trabalhar os aspectos familiares e educacionais, o Projovem Adolescente também promove a saúde dos jovens, por meio do compartilhamento de conhecimento e informações sobre saúde sexual, direitos reprodutivos, doenças sexualmente transmissíveis, AIDS, gravidez na adolescência e uso abusivo de drogas, incentivando a prática do autocuidado e do cuidado com o outro.

Moção

A vereadora Telma Tulim também elaborou uma moção de apoio ao projeto de lei nº 186/2011 de autoria da deputada estadual, Analice Fernandes (PSDB), que dispõe acerca da elaboração de estatísticas e divulgação sobre a violência contra a mulher, a fim de instrumentalizar a formulação de políticas de segurança pública no Estado. “Os índices de violência contra as mulheres são altos e preocupantes em todo o Brasil e são igualmente alarmantes no Estado de São Paulo, no entanto, tais índices não são divulgados ou, se precariamente contabilizados, não saem da esfera da Secretaria de Segurança Pública Estadual e da Secretaria Nacional de Polícias para as Mulheres”, alertou.
Para a vereadora Telma, o projeto apresentado pela deputada estadual Analice Fernandes tem como principal objetivo auxiliar os trabalhos de combate a violência contra a mulher, proporcionando um aprimoramento das políticas públicas destinadas ao combate deste crime.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa