Lucília Donadelli ministra palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero e de mama

Publicado em: 05 de maio de 2011

Em comemoração ao Dia das Mães, a Unidade Básica de Saúde (PAS) “Dr. Edmundo Vieira Prado” promoveu na quarta-feira, dia 4, um encontro no ginásio da Amae II, que reuniu mais de 100 mulheres atendidas naquele setor. A médica pediatra e vereadora Maria Lucília Donadelli ministrou uma palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero e de mama.
Durante a palestra, a Dra. Lucília Donadelli explicou o que era câncer de colo de útero e de mama e enfatizou a importância da prevenção. “Este tema é importante porque pode ajudar a prevenir casos de câncer. Essa atividade é feita para chamar a atenção das mulheres”, comentou.
O câncer do colo do útero demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolaou). Por isso, é importante a sua realização periódica. A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos. É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama.
Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.
Além da palestra sobre prevenção do câncer de colo de útero e de mama, a diretora de Departamento de Atenção à Saúde, Silmara Goes, informou que o encontro contou com café da manhã, sorteio de brindes e intensificação da vacina contra a gripe. “Esse é um encontro das usuárias da unidade para comemorar o Dia das Mães”, disse.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa