Câmara Municipal inicia divulgação do Parlamento Jovem nas escolas

A Câmara Municipal iniciou a divulgação do Parlamento Jovem 2011 nas escolas públicas e particulares de Tupã. Os estudantes de 5ª a 8ª séries receberão uma cartilha que explica como funciona o projeto.

Publicado em: 19 de maio de 2011

A Câmara Municipal iniciou a divulgação do Parlamento Jovem 2011 nas escolas públicas e particulares de Tupã. Os estudantes de 5ª a 8ª séries receberão uma cartilha que explica como funciona o projeto e quais os critérios para se tornar um vereador mirim.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos Sanches, está visitando as escolas e conversando com os alunos. “Vocês podem apresentar projetos que ajudarão a melhorar nossa cidade. Além disso, o vereador mirim conhecerá as funções do Poder Legislativo. A participação da juventude é muito importante para a democracia”, disse Luis Carlos durante uma visita escolar.
A Comissão do Parlamento Jovem é composta pelos vereadores Antonio Alves de Sousa, Ribeirão (presidente do Parlamento Jovem), Lucas Machado (membro) e Augusto Fresneda Torres, Ninha Fresneda (membro). Os 10 melhores projetos apresentados pelos estudantes de 5ª a 8ª séries serão escolhidos por esta comissão de vereadores.
Para participar do Parlamento Jovem, o estudante precisa elaborar um projeto e entregar a proposta na Câmara Municipal. A cartilha entregue nas escolas ensina como fazer um projeto de lei. Os jovens têm até o dia 27 de maio para entregar os projetos. De 30 de maio a 3 de junho, as propostas serão analisadas. A Comissão do Parlamento Jovem deve divulgar o resultado no período de 6 a 10 de junho. Já as atividades do dia da diplomação e posse dos vereadores mirins acontecerão no dia 14 de junho.
Os 10 vereadores mirins participarão de várias sessões plenárias e seus mandatos serão de um ano. Neste período, o jovem poderá acompanhar o trabalho dos vereadores, apresentar sugestões e participar das sessões todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas.
Segundo o vereador Luis Carlos, o Parlamento Jovem é uma forma de dialogar com os estudantes e incentivar a participação dos jovens nas discussões de interesse da sociedade. “Essa é uma atividade educativa que proporcionará aos estudantes noções práticas de cidadania e civismo”, comentou.
O presidente da Câmara Municipal agradeceu a direção das escolas e a dirigente regional de Ensino, Lucimeire Rodrigues Adorno, pelo apoio. O vereador espera contar com a colaboração dos professores no desenvolvimento dos projetos dos alunos.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa