Ninha Fresneda” propõe criação do Museu do Futebol Tupãense

O vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha Fresneda”, sugeriu ao Poder Executivo a implantação do Museu do Futebol Tupãense Profissional e Amador.

Publicado em: 24 de maio de 2011

Visando resgatar e preservar a história esportiva de Tupã, o vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha Fresneda”, sugeriu ao Poder Executivo a implantação do Museu do Futebol Tupãense Profissional e Amador. O parlamentar também encaminhou ofício ao deputado federal Cândido Vaccarezza e ao deputado estadual Major Olímpio, solicitando apoio político a fim de viabilizar R$ 150 mil para a construção e instalação do museu.
“Ninha Fresneda” observa que não existe dentro da história do Brasil um dos temas mais apaixonantes do que o futebol. Esse esporte se projetou em campos construídos em terrenos, onde era e ainda é pólo de atração e de convívio entre amigos e famílias. “Quantas histórias ajudaram a construir os bairros de Tupã, seus distritos e como não dizer das nossas adjacentes como Arco-Íris e outras, por meio do futebol profissional e amador. Atualmente, a quantidade de campos de futebol é menor por causa do adensamento populacional e habitacional, mas suas raízes do passado são tão fortes que atravessaram e atravessarão gerações com a mesma garra, o mesmo amor e a mesma paixão pelo seu time no velho campo de “terrão” e nos novos gramados de hoje”, destaca.
O objetivo desta indicação, segundo “Ninha Fresneda”, é perpetuar esta importante história da cidade, transmitindo às gerações futuras o conhecimento e a verdadeira cultura do esporte tupãense profissional e amador, bem como os verdadeiros templos de amizade, de rivalidade, mas acima de tudo, de respeito humano.
De acordo com “Ninha Fresneda”, o Museu do Futebol Tupãense Profissional e Amador será mais um lugar de grande atrativo para os tupãenses e turistas que visitam a estância. “O museu registrará, arquivará e manterá sob sua guarda documentos fotográficos, sonoros, impressos e audiovisuais, bem como medalhas e troféus, prêmios e condecorações recebidas por diretores, atletas e associados por meio de doações, conquistas ou concessões de entidades, clubes, associações, federações e órgãos públicos”, informa.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa