Vereadora Telma indica implantação do programa Via Rápida para o Emprego em Tupã

Publicado em: 26 de maio de 2011

A qualificação profissional é uma das principais exigências do mercado de trabalho. Para ampliar as oportunidades de emprego no município, a vereadora Telma Tulim propôs ao Poder Executivo a implantação do programa Via Rápida para o Emprego. A parlamentar também encaminhou ofício ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, a fim de viabilizar o projeto em Tupã.
Segundo a vereadora Telma Tulim, o programa Via Rápida para o Emprego oferece cursos profissionalizantes de curta duração, por meio das escolas técnicas estaduais do Centro Paula Souza, a fim de qualificar jovens e desempregados para o mercado de trabalho. “Os cursos são oferecidos de acordo com a necessidade da região onde ele é implantando, podendo ser para pedreiros, marceneiros, soldador, costureiras, entre outras funções”, explica.
O Via Rápida para o Emprego é um programa do governo estadual que promove a qualificação profissional. A vereadora Telma também encaminhará ofícios ao deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), solicitando apoio para viabilizar o programa em Tupã. “A novidade é que quem não tem diploma escolar poderá cursar os cursos oferecidos pelo programa Via Rápida em conjunto com a Educação de Jovens e Adultos (EJA)”, informa.
Telma observa que a falta de mão-de-obra qualificada impede a geração de novos empregos em Tupã. “Empresas estão com dificuldade para contratar por falta de profissionais com qualificação. Existem empregos, mas não há profissionais qualificados”, explica.
A vereadora Telma acredita que o programa Via Rápida para o Emprego pode ser viabilizado, pois Tupã conta com a Escola Técnica Estadual “Professor Massuyuki Kawano”, considerada uma das melhores do estado de São Paulo. “Já temos a Etec em nosso município. Por isso, acredito que seja possível implantar o programa”, comenta.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa