Vereador Valdir solicita que Comitiva dos Tropeiros entre no calendário oficial de eventos do estado

O vereador Valdir de Oliveira Mendes defende que a Comitiva dos Tropeiros de Tupã seja incluída no calendário oficial de eventos do estado de São Paulo.

Publicado em: 26 de maio de 2011

O vereador Valdir de Oliveira Mendes sugeriu ao deputado estadual Enio Tatto (PT) que apresente projeto de lei na Assembléia Legislativa, com o objetivo de incluir a Comitiva dos Tropeiros de Tupã no calendário oficial de eventos do estado de São Paulo no mês de maio. A cavalgada, como é conhecida, tornou-se um dos principais eventos da estância turística, que reúne participantes de toda a região e de outros estados.
De acordo com o vereador Valdir, o tropeirismo, uma das mais significativas tradições ligadas à zona rural brasileira, não foi esquecido na Alta Paulista, ao contrário, ele é rememorado anualmente em Tupã, como forma de resgate cultural e preservação das raízes históricas. “Tupã é referência na preservação desta tradição”, destaca.
            O vereador Valdir observa que o trabalho, desenvolvido por meio da Prefeitura de Tupã e dos integrantes da Comitiva Tropeira da Estância Turística de Tupã, tem crescido a cada ano. “Existe o interesse do município em preservar a cultura”, comenta o parlamentar.
            A Comitiva dos Tropeiros de Tupã procura resgatar a história do município. Além disso, possibilita que os tropeiros sigam os caminhos percorridos e abertos pelos pioneiros. “Esse tradicional evento envolve comunidades da cidade e região. Para a realização da cavalgada, os organizadores contam com o apoio de seguranças, veterinários, médicos e cozinheiros. No último ano, participaram mais de 500 pessoas de diversas localidades durante os três dias do evento”, explica.
            Além da tradicional cavalgada, o vereador Valdir observa que Tupã ganhará o Museu do Tropeiro, que está sendo construído em Tupã, no prédio da antiga estação ferroviária. “É mais uma forma de homenagear os pioneiros e manter viva a cultura do tropeirismo em Tupã”, diz.
A construção do Museu do Tropeiro é uma reivindicação do vereador Valdir. Este projeto terá recursos no valor de R$ 800 mil do governo federal. O investimento foi viabilizado por meio do apoio dos deputados federais Jilmar Tatto e Antonio Carlos Biffi.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa