Mulheres recebem homenagem da Câmara

Sessão solene comemorou Dia Internacional da Mulher

Publicado em: 22 de março de 2010

Sessão solene comemorou Dia Internacional da Mulher

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV), realizou sessão solene na última quinta (18) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Desta vez, 20 mulheres representantes de diversos segmentos da sociedade, foram homenageadas pelos vereadores.

A sessão foi aberta pelo presidente da Casa, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, que saudou as mulheres e disse que a Câmara se sente honrada em novamente homenagear a população feminina da cidade, evento que o legislativo já transformou em anual. “Gostaríamos de poder reunir todas as mulheres de Tupã nesta noite, mas como é impossível, escolhemos essas 20 mulheres que têm a função de representar todas as mulheres tupãenses”, disse.

Em seguida, em nome dos vereadores, Telma Tulim lembrou do centenário da data e do martírio enfrentado pelas mulheres ao longo da história da humanidade. “Mesmo a história mostra que em toda época, mesmo naquelas muito difíceis, houve mulheres realizadas e influentes, política e culturalmente”, comentou.

Como delegada titular da Delegacia de Defesa da Mulher, a vereadora também falou do sofrimento que muitas mulheres ainda são submetidas no mundo atual. “Há mulheres inferiorizadas, maltratadas, mas também existem as que se acomodam por interesse, para não perder o provedor e manter o status de casada. Essas pagam um preço muito caro por isso”.

Na comemoração pelo Dia da Mulher, Telma Tulim lembrou que a mulher dispensa elogios falsos e louvações consoladoras, porque ela não é vítima por essência. “Na nossa cultura a mulher pode construir sua vida e seu destino e escrever sua história, embora com limitações como todos têm. Então, vamos começar pensando não como mulheres, mas sim como pessoas que buscam respeito, espaço, tranqüilidade, trabalho, alegria e amor”, finalizou.

Representando o prefeito Waldemir, o vice Dr. César Donadelli saudou as mulheres presentes, “guerreiras que no dia-a-dia nos mostram o caminho” e disse que às mulheres cabe a função de manter a unidade familiar e a sociedade coesa. “Não somos nada sem as mulheres; elas nos mostram que possível sonhar com um mundo melhor”, afirmou.

Dr. César falou das milhares de mulheres no mundo todo que hoje são mães, pais, mantenedores de seus filhos e que por eles lutam contra tudo e todos. “Essas mulheres assumem o papel fundamental de mostrar ao mundo que elas são capazes de ir até o fim do mundo em defesa dos seus filhos. Realmente, o que seria deste mundo sem as mulheres”, questionou.

As homenageadas

Cada vereador indicou duas mulheres, representantes de várias profissões, para receber a homenagem da Câmara. O presidente homenageou a jornalista Verlaine da Silva Mendonça e a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer Dinah Modelli, enquanto Ninha Fresneda entregou a honraria para a dentista Edilene de Moura Pinto Camargo e para a pastora da Igreja Evangelho Quadrangular, Maria Helena Luca Tonon

Já a vereadora Telma Tulim prestou sua homenagem para a maquiadora Vilma Maria da Silva e a comerciaria Grazieli Fernanda de Melo Berti. A primeira-dama e secretária da Promoção Social, Neusa Assad Gonçalves e a administradora Luciana Oshiro foram as escolhidas pela Dra. Lucília.

A escriturária Natália Troccoli Marques da Silva e a professora Claudia Regina Zoratto Romoli receberam a homenagem do vereador Valmir Zoratto.  Já o vereador Valdemar Manzano entregou a honraria para a fisioterapeuta Vera Luzia Iori e para a gari Luzia dos Santos Pereira.

Vereador Valdir de Oliveira indicou a psicóloga Aracelis Regina de Mello Fernandes e a nutricionista Patrícia Rodrigues Chaves Simões para receberem a homenagem. Já Lucas Machado homenageou a fonoaudióloga Alana Corral da Fonseca e a assistente social Fernanda Silveira Serralvo.

Danilo Aguillar prestou homenagem à enfermeira Rosangela de Souza Urel Gaspar e à manicure Keila Vieira Bezerra Lourenço, enquanto Luis Carlos Sanches parabenizou a advogada Daniela Felix Bueno Belone Lopes e a cooperada da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores de Tupã, Rita dos Santos.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal