Ribeirão” e Waldemir participam do primeiro encontro do Time do Emprego

Publicado em: 02 de junho de 2011

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico realizou ontem o primeiro encontro do Time do Emprego. Trata-se de um programa desenvolvido pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SERT) com o objetivo de orientar e preparar o trabalhador na busca de um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificação profissional.
O vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Laércio dos Santos, participaram do primeiro encontro do Time do Emprego. Cerca de 40 pessoas se inscreveram no programa e receberam, sem qualquer custo, materiais que compõem as atividades do projeto.
Por meio deste programa, os participantes formam um “time”, um grupo, para troca de experiências e procura conjunta por emprego ou ocupação. Durante esses encontros, eles recebem orientações sobre elaboração de currículo e preparação para entrevistas de emprego, além de buscar identificar suas habilidades e competências, estabelecendo metas na procura do emprego.
Durante o encontro, o vereador Antonio Alves de Sousa, “Ribeirão”, comentou o papel da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em cuidar de pessoas. O parlamentar citou que, recentemente, foi procurado por uma pessoa que revelou o sonho de montar seu negócio, mas não sabia como. “Recomendei que ela procurasse o Sebrae para receber orientação. Muitas pessoas iniciam seu próprio negócio, mas acabam fracassando em pouco tempo. A orientação do Sebrae é importante para o empreendedor que deseja abrir ou melhorar seu negócio”, destacou.
“Ribeirão” ainda lembrou que a mesma pessoa disse que precisava de recursos para comprar o maquinário. “Eu falei para ela procurar o Banco do Povo, que funciona aqui no prédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O Banco do Povo possui linhas de crédito com juros a menos de 1%”, contou.
Segundo o vereador, ele citou esta história para mostrar que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico possui programas que ajudam pessoas que desejam se qualificar ou abrir seu próprio negócio. Além do Posto do Sebrae e do Banco do Povo, a pasta conta com Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que realiza intermediação entre empresas que precisam de mão-de-obra e profissionais que procuram emprego. “Temos ainda a Incubadora de Empresas que apóia as empresas, a Escola de Formação Industrial Paulo Renato Stort que possui o curso de aprendizagem industrial em mecânica geral e o Telecentro que oferece cursos e acesso gratuito a internet”, informou.
Para “Ribeirão”, o Time do Emprego veio para ajudar as pessoas a conseguirem emprego. “As pessoas têm problemas, mas, muitas vezes, não sabem onde encontrar a solução. Parabenizo vocês que pela humildade de querer aprender. O curso ensinará como elaborar um currículo e como se portar numa entrevista de emprego”, concluiu o vereador.
O prefeito Waldemir Gonçalves Lopes informou que profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico receberam treinamento do Time do Emprego em São Paulo. “Este programa é para quem busca a recolocação no mercado de trabalho. As pessoas podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento para se qualificar”, destacou.
Segundo Waldemir, é preciso coragem para pedir emprego ou iniciar um empreendimento. O prefeito também alertou que algumas atitudes podem atrapalhar o candidato durante uma entrevista de emprego. “É preciso otimismo. O mundo precisa de gente otimista. Esse investimento é para que vocês cresçam em conhecimento”, disse.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa