Vereador Luis Carlos indica implantação de Planetário Municipal

Publicado em: 02 de junho de 2011

O presidente da Câmara Municipal de Tupã, vereador Luis Carlos Sanches, propôs a implantação de um Planetário Municipal dentro de um Museu de Ciência e Tecnologia em Tupã. A propositura foi encaminhada ao ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, ao deputado federal Cândido Vaccarezza e ao deputado estadual Jorge Caruso.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Luis Carlos, o objetivo da propositura é iniciar os procedimentos para a implantação de um planetário municipal dentro do que é chamado de Museu de Ciência e Tecnologia. “O local, se possível, deveria ser agregado a uma área de preservação ambiental. O planetário servirá para abrigar exposições permanentes e temporárias, além de experiências interativas no campo da ciência e tecnologia. Sua programação incluiria treinamento para professores do ensino fundamental, médio e superior, que desejassem incorporar práticas experimentais e temas atuais em suas metodologias de ensino”, informa.
O presidente da Câmara Municipal observa que o planetário é um local onde ocorrem apresentações educacionais sobre astronomia e que simula o céu no período noturno, de acordo com a data e local de observação. É normalmente constituído por uma abóbada ou cúpula e por uma máquina colocada no seu centro, que projeta os diferentes objetos celestes. “Num planetário, podemos ver o céu noturno, tal como se estivéssemos no exterior numa noite sem nuvens. Por ficar totalmente envolvido pela projeção, o espectador tem uma noção exata da realidade. No seu interior, normalmente, assista-se as sessões de planetário, onde se exploram e explicam conceitos de astronomia. Como complemento, muitos planetário tem equipamento audiovisual, como projetores de slides ou sistemas de som, que me muito enriquecem as sessões”, explica.
As sessões de planetário podem ser conduzidas ao por um apresentador. Uma fração apreciável dos planetários existentes é feita de estruturas móveis, facilmente transportáveis, cuja cúpula é de um tecido apropriado, e que mantém sua forma esférica recorrendo a um sistema que insufla ar para o seu interior.
Para Luis Carlos, o Museu de Ciências e Tecnologia teria por objetivo atuar na melhoria da educação científico-tecnológica, em todos os graus de ensino, dentro de uma perspectiva ampla. Serviria ainda para explorar as interfaces entre ciência, tecnologia e cultura, beneficiando alunos do ensino fundamental, médio e superior.

Apoio

A indicação do presidente da Câmara Municipal ganhou o apoio dos diretores do Clube de Astronomia de Tupã (CAT), Denis Trisoglio e Yvan Marcos de Oliveira. Há nove anos, o CAT ministra gratuitamente curso de astronomia. As aulas são realizadas todas as terças-feiras, a partir das 20h30, numa sala cedida pela Escola Estadual “Joaquim Abarca”. A criação do planetário possibilitará a ampliação do número de alunos, além de oferecer uma melhor estrutura e novos equipamentos para o desenvolvimento das aulas.
“Foi uma iniciativa que deu ao clube uma grande satisfação. Com certeza, o presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Carlos, foi muito feliz em apresentar o projeto do planetário e centro de estudos de astronomia. Para nós do clube, este é um sonho antigo, Agora, estamos realmente certos de que será realizado”, diz Yvan Marcos de Oliveira.
As aulas do curso de astronomia são teóricas e práticas. Ao longo desses nove anos, o curso já recebeu cerca de 300 alunos. “Temos cada vez mais alunos interessados pelo curso de astronomia. Temos participantes com idade que varia entre 13 a 70 anos. O planetário é um sonho antigo e ajudará a ampliar o número de alunos”, observa Denis Trisoglio.
O presidente da Câmara Municipal parabenizou, por meio de moção, o trabalho desenvolvido pelos diretores do Clube de Astronomia de Tupã, ao longo desses nove anos.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa