Comissão divulga os 10 projetos escolhidos do Parlamento Jovem 2011

Publicado em: 10 de junho de 2011

Comissão divulga os 10 projetos escolhidos do Parlamento Jovem 2011

A Comissão do Parlamento Jovem 2011, composta pelos vereadores Antonio Alves de Sousa, Ribeirão (presidente do Parlamento Jovem), Lucas Machado (membro) e Augusto Fresneda Torres, Ninha Fresneda (membro), divulgou os 10 melhores projetos apresentados pelos estudantes de 5ª a 8ª séries. Os autores das propostas se tornarão vereadores mirins.
Os 10 vereadores mirins participarão de várias sessões plenárias e seus mandatos serão de um ano. Neste período, o jovem poderá acompanhar o trabalho dos vereadores, apresentar sugestões e participar das sessões todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas.
As atividades do Dia da Diplomação, Juramento e Posse acontecerão na próxima terça-feira, dia 14. Os alunos deverão comparecer na Câmara Municipal, às 19h30 min, com traje social, para cadastramento prévio no setor de protocolo. Em seguida, haverá a solenidade de diplomação, juramento e posse dos vereadores mirins, com a participação dos pais dos alunos, professores, diretores de escola, autoridades políticas e da rede de ensino.
Já na quarta-feira, dia 15, os 10 vereadores mirins participarão de uma série de atividades. A partir das 9 horas, os integrantes da Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2011 se reunirão com os vereadores mirins a fim de explicar como serão dirigidos os trabalhos parlamentares, orientando os alunos a como procederem em plenário.
Em seguida, às 10 horas, haverá a prática dos trabalhos parlamentares, oportunidade em que se providenciará, inicialmente, a escolha, através de votação aberta apenas entre os 10 vereadores mirins, dos três parlamentares mirins que irão compor os cargos da “Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2011”, obedecendo-se a seguinte ordem de votação: presidente, 1º secretário e 2º secretário. Depois será realizada a posse dos eleitos, com a formação da Mesa Diretora responsável pelos trabalhos mirins parlamentares.
            A programação segue com aleitura de todos os 10 projetos de lei apresentados, para análise e posterior discussão e votação, aprovando ou rejeitando as proposituras apresentadas, votação esta que será realizada no período da tarde. Às 11 horas, os vereadores mirins, em reunião com o prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, despacharão com o chefe do Executivo, levando ao conhecimento dele todas as suas idéias e propostas.
Após o almoço, por volta das 14 horas, os vereadores mirins iniciarão a discussão, votação e aprovação ou rejeição dos projetos apresentados. Em seguida, os alunos receberão uma palestra sobre os temas “Sistema Republicano de Governo, Democracia e Cidadania”, que será proferida pelo Dr. Ede Carlos Reinas Moreno, procurador Jurídico da Câmara de Tupã.

Assessor de Imprensa

Confira os alunos que farão parte do Parlamento Jovem 2011:

Gabriel Gonçalves Cardoso (Colégio Adventista – 7º ano)
Gabryel Parrilha (EE Índia Vanuíre – 7ª série)
João Felipe Pessotti Cristino (Colégio Adventista – 7º ano)
João Vitor Pereira Rodrigues (EE Joaquim Abarca – 6ª série)
 Lais da Silva Cambaúva (Colégio da Alta Paulista COC – 8º ano)
Lisandra Fracão Escorpioni (EE Joaquim Abarca – 8ª série)
Luan Costa Yoshinaga (Colégio Objetivo – 9º ano)
Lucas Dionisio Machado Martins (Colégio Adventista – 6º ano)
Maria Fernanda Mendes Jacob (Colégio Objetivo – 9º ano)
Vinícius Moreno Gonzales (Colégio da Alta Paulista COC – 6º ano)