Telma propõe adesão ao programa “Enem na sua Comunidade”

Telma Tulim propõe ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, a assinatura do termo de adesão do município ao programa “Enem na sua Comunidade”.

Publicado em: 28 de junho de 2011

Com o objetivo de oferecer melhores condições de acesso às universidades aos alunos de ensino médio e interessados, a vereadora Telma Tulim propõe ao prefeito Waldemir Gonçalves Lopes, a assinatura do termo de adesão do município ao programa gratuito “Enem na sua Comunidade”.
Segundo a vereadora Telma Tulim, o programa foi desenvolvido para que prefeituras, escolas públicas, escolas particulares, igrejas, sindicatos, associações e demais instituições possam oferecer melhores condições de acesso às universidades federais para alunos de ensino médio ou demais interessados, que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A Instituição deverá concordar com o termo de adesão e providenciar a implantação de uma ou mais salas de tele-aula, conforme as especificações determinadas, e se encarregar de divulgar para seus alunos, inscrevê-los, colher seus dados e acompanhar o desenvolvimento do projeto. O curso terá início no dia 3 de agosto, e término na semana que antecede a prova (ou até o final de outubro). Serão oferecidas aulas específicas para o Enem, as segundas, quartas e sextas-feiras, no período da tarde: 14 às 15h40 e das 16 às 17h40.
O Instituto Henfil, ONG que atua na grande São Paulo com mais de oito mil alunos/ano, e que desenvolve um consistente trabalho na área de Enem desde 2001, organizará, a partir desse ano, o curso “Enem na sua Comunidade” (versão telepresencial). “As aulas abordarão as 30 competências e 120 habilidades que são exigidas e constam na matriz curricular proposta pelo MEC para o Enem, que pode ser encontrada facilmente no site do INEP”, informa.
A vereadora Telma destaca que os professores deste projeto têm experiência em preparação para o Enem, compreendem muito bem o exame e conseguirão passar, de forma precisa e diferenciada, conhecimentos que poderão ajudar muito o aluno a entender o exame e ter uma melhor nota na prova, conseguindo assim, com maior facilidade, uma vaga no SISU (Programa de Seleção para Universidades Federais) ou no ProUni, programa que oferece bolsas de 100 ou 50% em Universidades Particulares.
Nas aulas, serão abordados os conteúdos mínimos cobrados por cada competência, e exercícios, também de cada competência, no modelo que será cobrado na prova. Caso a Prefeitura assine o termo de adesão do “Enem em sua Comunidade”, o município se comprometerá a implantar quantas salas forem necessárias para o atendimento de sua demanda e a pagar as taxas de transmissão via satélite. “Para a instituição de ensino, prefeitura ou associação, os únicos custos envolvidos na adesão ao Programa são relativos à implantação da tele-sala e o valor referente às taxas de transmissão de dados por banda de internet”, explica.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa