Vereadora Lucília ministra palestra sobre envelhecimento ativo e saudável

A vereadora Maria Lucília Donadelli ministrou uma palestra para os participantes do NATI com o tema “Traçando caminhos para o envelhecimento ativo e saudável”.

Publicado em: 29 de julho de 2011

A vereadora e médica pediatra Maria Lucília Donadelli ministrou uma palestra para os participantes do Núcleo de Apoio a Terceira Idade (NATI) com o tema “Traçando caminhos para o envelhecimento ativo e saudável”. O evento, que ocorreu ontem no salão do Tupã Tênis Clube (TTC), reuniu mais de 300 idosos e teve a participação do vice-prefeito Cesar Donadelli, que fez a abertura do encontro.
Durante a palestra, a vereadora Lucília Donadelli apresentou estatísticas que mostram o envelhecimento populacional no mundo. Ela abordou os desafios a enfrentar como: estar bem na velhice; conseguir a aceitação pela sociedade; se adequar às limitações do envelhecimento; aumentar o vigor físico, intelectual, emocional e social; prevenir as incapacidades e as dependências; melhorar a qualidade de vida mesmo quando já existem incapacidade e dependências; conservar a alegria de viver e conseguir um sentido para a vida.
Lucília apresentou algumas dicas para prevenir doenças, destacando a importância da atividade física que ajuda a reduzir o risco cardíaco, a prevenir diabetes, câncer de mama e de próstata, depressão, entre outras patologias. “Envelhecer não é uma escolha, todos nós envelhecemos, mas podemos escolher e envelhecer com saúde ou com doenças. Se conservarmos a saúde, estaremos evitando a morte prematura e teremos uma melhor qualidade de vida”, disse.
A Secretaria Municipal de Saúde também esteve presente distribuindo preservativos, aferindo a pressão arterial e teste de glicemia dos pacientes e distribuindo panfletos com dias de saúde. A confraternização terminou com o tradicional baile. “Essa reunião ocorre toda quarta-feira. Atualmente, a sede do NATI está passando por reforma, por isso, a reunião é realizada no TTC. Na última quarta-feira de cada mês, nós comemoramos os aniversariantes do mês”, explicou o diretor de área de projetos sociais, Carlos Alberto da Silva.
O NATI, mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, conta com cerca de 350 associados. Além das confraternizações e bailes, os idosos participam de atividades esportivas, recreativas e educacionais.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa