Lucília ministra palestra no encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno

A vereadora eLucília Donadelli ministrou uma palestra para marcar o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Publicado em: 11 de agosto de 2011

A vereadora e médica pediatra Maria Lucília Donadelli ministrou, no dia 9 deste mês, no Posto de Saúde “Dr. Edmundo Vieira Prado” (Vila Formosa), uma palestra para marcar o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno. O evento contou com a presença das mães que participam do Projeto Curumim, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo a vereadora Lucília Donadelli, o tema da palestra foi sobre o incentivo e apoio ao aleitamento materno. “Este ano o tema da Semana Mundial foi amamentação em 3D. O leite materno é o alimento mais perfeito que existe, protege as crianças contra infecções e alergias. A gente desenvolve este trabalho o ano inteiro, todas as terças-feiras no Posto da Vila Formosa. Hoje, é apenas uma festinha para comemorar o encerramento da Semana Mundial”, disse.
No final da palestra, a vereadora Lucília Donadelli distribuiu mudas de árvores nativas que são entregues dentro do projeto Eco Curumim, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. “Tupã é uma cidade privilegiada em termos de amamentação. Temos dois hospitais com o título de Amigo da Criança, banco de leite humano e serviços de incentivo à amamentação em todos os postos de saúde. No Posto da Vila Formosa, 80% das mães conseguem amamentar até o sexto mês de vida da criança”, informou.
Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite oferece tudo de que o bebê precisa. Mata a sede, a fome e possui todos os nutrientes de que ele necessita para crescer e se desenvolver forte e saudável. Após os seis meses, o bebê deve receber alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os dois anos ou mais, pois assim ele receberá todos os nutrientes e os benefícios que a amamentação oferece. “A criança amamentada ao seio é uma criança mais saudável. Ela está protegida contra infecções e alergias. A mãe que amamenta também está protegida de várias doenças, como câncer de mama e osteoporose na idade avançada”, explicou.

Assessor de Imprensa

Publicado por: Tiago Pettenuci, assessor de imprensa