Aprovado projeto que institui Comitê Municipal de Estímulo Aleitamento Materno

A Câmara Municipal aprovou o projeto de lei de nº 34/2011 que institui o Comitê Municipal de Estímulo do Aleitamento Materno, de autoria da vereadora Maria Lucília Donadelli.

Publicado em: 26 de agosto de 2011

A Câmara Municipal aprovou, na sessão do dia 22 deste mês, o projeto de lei de nº 34/2011 que institui o Comitê Municipal de Estímulo do Aleitamento Materno (CMEAM), de autoria da vereadora Maria Lucília Donadelli. O objetivo é recuperar e solidificar a cultura do aleitamento materno e também estimular as mães a amamentar e ao mesmo tempo dar a elas o suporte para que consigam realizar esta tarefa, muitas vezes obstaculizada por informações e atitudes errôneas.
Segundo a vereadora Maria Lucília Donadelli, Tupã desenvolver inúmeras ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno. “Trabalho nesta missão há quase 30 anos. Trabalhar com o aleitamento materno significa promover a saúde e a qualidade de vida das mães e dos bebês e diminuir as taxas de mortalidade infantil”, destaca.
A vereadora Lucília observa que a amamentação, ao contrário do que muitos pensam, não é fácil e natural e sim, um comportamento aprendido, necessitando portando ser ensinado e incentivado permanentemente. “Ao longo do tempo o número de pessoas trabalhando em prol do aleitamento materno em nosso município vem aumentando e hoje contamos com várias entidades e organizações lutando pelos mesmos objetivos. Temos dois hospitais Amigos da Criança (Hospital São Francisco de Assis e Santa Casa de Misericórdia de Tupã), Programa Curumim (desenvolvido em todas as unidades de saúde), Programa Bebê Dente, Programa Nascer Sorrindo, Programa Unibaby, Banco de Leite Humano e muitas pessoas de várias áreas de atuação que já se conscientizaram da importância do aleitamento materno em termos de saúde, qualidade de vida e proteção contra a mortalidade infantil”, informa.
De acordo com a vereadora Lucília, o comitê se faz necessário e urgente para unificar, organizar e coordenar todas essas ações. “Estamos montando este comitê com representantes de todas essas organizações que têm trabalhado em prol do aleitamento materno em nosso município. Recentemente, deixamos de ganhar o Prêmio Bibi Voguel devido à falta deste comitê”, observa.
O Comitê Municipal de Estímulo ao Aleitamento Materno no Município de Tupã será responsável por incentivar as atividades de promoção, proteção e apoio à amamentação, em sintonia com os Programas de Atenção Integral da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente. O órgão terá caráter ético, técnico, educativo e de assessoria.